Mobile Learning: Apple e Educação via iTunes Store Agora a gigante quer atacar o conteúdo acadêmico oferecendo através do iTunes aulas de variados temas, cursos de idioma, audiobooks direto para iPods, iPhones, macs e pcs. São mais 50.000 títulos em arquivos de áudio e vídeo educacional. Alguns trechos do site da Apple. ____________________________________
Learning takes action.
Students and teachers already use mobile technology in almost every aspect of their daily lives. Now schools can tap into that enormous opportunity for learning by providing continuous access to educational materials, along with easy ways for learners to connect, collaborate, and share.
More pedagogical, less technological. From hardware to software, Apple offers a seamless, end-to-end mobile learning solution that’s easy to use for students and teachers, and cost-effective for school administrators.
Mobility gains momentum. Teachers and students can use MacBook to create content with iLife ’08, then sync to the mobile device that best suits their needs. MacBook is lightweight and mobile, while iPod and iPod touch — that you load with iTunes and education content — allow for immediate, on-the-spot learning opportunities.
¶ 6:15 PM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Mobile Marketing na Rede de hotéis Ibis
Em uma ação de Mobile Marketing, a rede de hotéis Ibis está utilizando a conexão bluetooth para enviar informações, promoções, dicas, etc. para os hóspedes desde o momento em que adentram o hotel. Para eles a ação também aproxima a marca da rede às novas tecnologias e a modernidade. Leia um trecho:
"A ação possui características de modernidade e inovação muito alinhadas às novas tecnologias e ao produto Ibis . Procuramos acompanhar a evolução do mercado e dos nossos clientes, oferecendo a eles produtos e serviços que atendam e surpreendam as suas expectativas", diz a executiva do hotel.
Jornalismo móvel na revista Época: geotagging, espaço urbano e tecnologia móvelRevista Época adota conceito de Jornalismo Móvel em São Paulo com repórter fazendo matérias com um celular Nokia N95 pelas ruas da cidade. Através do Urblog da revista Época SP, que entrou no ar esta semana, serão explorados temas vinculados ao espaço urbano. Vídeos, histórias, percepções da cidade serão relatadas diariamente no blog sem um roteiro prévio, sem uma pauta definida. A ideia é mostrar o que foge do olhar pautado dos repórteres. Transmissões ao vivo direto da rua via celular e o uso da tecnologia geotagging associada ao local de produção da matéria faz parte do projeto Urblog. [Leia texto de Tiago Doria].
O Grupo de Pesquisa em Cibercidades - GPC da UFBA, em Salvador, vem estudando a relação tecnologias móveis e conexões sem fio em interação com o espaço urbano e a emergência de novas práticas neste entorno. A proposta do Urblog da Época- como um blog urbano que se utiliza de tecnologias móveis (neste caso o celular) como plataforma de produção vinculada às conexões sem fio Wi-Fi e 3G - faz parte das novas práticas na apropriação destes dispositivos como ferramentas jornalísticas. A mobilidade e a portabilidade são conceitos associados ao que denominamos de jornalismo móvel. Esta é uma prática que vem se expandindo pelos grupos de comunicação nacionais e internacionais e gradativamente vem sendo incorporada à estrutura tradicional como um ambiente móvel de produção a partir do uso do celular como um dispositivo híbrido.
Entra em operação a rede Wi-Fi na orla de Copacabana. Com o uso de fibra ótica que sai do centro de pesquisa da COPPE da UFRJ até Copacabana para distribuição via antena, a rede vai cobrir toda a orla e servirá para o desenvolvimento de pesquisas e para o acesso gratuito de qualquer pessoa com equipamento portátil com Wi-Fi. Desde 2007 que vinha sendo estruturado o projeto financiado pela Secretaria de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
Bluetooth: característica essencial do celular
Uma pesquisa realizada pela ABI research aponta a conexão bluetooth como uma das três características essenciais no momento da compra dos aparelhos celulares. Veja o post do site UCEL ____________________________________
Quais As Principais Características Que Um Celular Deve Ter?
Segundo uma pesquisa divulgada pela ABI Research feita com mais de 1400 usuários em sete paises, as três características essenciais nos próximos aparelhos a serem adquiridos pelos usuários são câmera, bluetooth e funções de rádio e música. O principal desejo é o de telefones com câmera de 2 ou mais megapixels com 47% dos votos, seguido por Bluetooth com 34% e funcionalidades de música/rádio FM com 32%. Atualmente as três características mais comuns nos aparelhos dos entrevistados são: jogos (64%), acesso à Internet (61%), e câmeras com mais de 2 megapixels (58%).
Segundo um dos executivos, "o estudo identificou alguns resultados surpreendentes de diferenças entre os mercados. Telefones com câmera, por exemplo, foram duas vezes mais importantes para os consumidores em Taiwan contra os consumidores dos EUA. Do mesmo modo Bluetooth é considerado essencial pelos assinantes da Europa Ocidental e de Taiwan, mas nem tanto no Japão e na Coréia do Sul."
A pesquisa ainda revelou que os consumidores de todos os mercados maduros escolhem a sua operadora baseados no "básico", o preço, amigos/familiares na mesma rede, e a cobertura da rede. O interesante é que características como jogos e acesso à Internet também estão no topo da lista das funcionalidades que os assinantes têm em seus aparelhos, mas nunca no topo da lista de funcionalidades utilizadas. As características tidas como menos fundamentais em um aparelho foram Wi-fi e TV no celular.
¶ 5:35 PM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Crescimento da Mobile Internet
Um artigo publicado no site da BBC destaca o excelente momento da Mobile Internet no mundo. Um ambiente propício para isso se dá a partir do aumento do número de artefatos digitais móveis de fácil manuseio, a alta velocidade de conexão e também aos pacotes que dão acesso ilimitado. Veja um trecho do artigo:
"In the US, the number of people using the mobile web has increased from 22.4 million in 2006 to more than 40 million today. However, the firm found that roughly 95 million Americans were paying for mobile web access but did not necessarily use the service. "The mobile internet is often included as part of a larger mobile media package," the report said.
"Location, location, Location" é o artigo de Rory Cellan-Jones, no Blog Dot.Life da BBC, sobre as inúmeras possibilidade abertas com Location-based services para usuários que entrem em zonas do Território Informacional (André Lemos, 2008) munidos de dispositivos móveis como celular para receber mensagens com ofertas de produtos e outras informações. Cellan-Jones discute um projeto de geo-tagging chamado Fire Eagle onde você poderia compartilhar sua localização com sites, blogs, Twitter e amigos de uma forma mais potencializada. Com cruzamento de dados disponíveis da rede você poderia receber no celular informações de eventos, localização de amigos e outras possibilidades. O projeto surgiu do laboratório do Yahoo. Entretanto, o artigo apresenta também alguns incovenientes para o funcionamento adequado do Fire Eagle como um esforço adicional para atualizar a localização na plataforma. Veja um trecho e leia o artigo completo.
"You're walking along the street past a well-known clothes' store and a message on your mobile invites you in with the promise of a 20% discount. The "new-look you" emerges from the store and 20 yards down the street, your mobile tells you that it is happy hour at your favourite bar - you check and see that two of your mates are not far away - and , hey presto, you have an instant night out. Sounds familiar? Of course not, but that's the vision that has been promised both by the mobile operators and various digital visionaries for the last decade. Location-based services have been the next big thing for a long time."
TV Globo destaca as pesquisas do Ciberpesquisa da UFBA no programa Globo Universidade
Hoje o programa Globo Universidade, da TV Globo, destacou as pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisa em Cibercultura - Ciberpesquisa da UFBA com a participação do coordenador do -Centro e do Grupo em Cibercidades, André Lemos e Macello Medeiros, Karla Brunet e Fernando Firmino. São quatro matérias-entrevistas. André Lemos discorreu sobre a criação do Ciberpesquisa em em 1996 por ele e por Marcos Palacios e os três grupos de pesquisa vinculados Jornalismo Online, Internet e Política e Cibercidades e a importância do centro na formação de recursos humanos de ponta que possam replicar estas pesquisas por outras universidades como as relacionadas às tecnologias móveis e conexões sem fio; Macello Medeiros destacou seu projeto Bluetooth News que utiliza a tecnologia bluetooth para emissão de notícias para celulares sem o controle de operadoras e de graça; Karla Brunet falou sobre as novas práticas com a fotografia digital, principalmente a partir das câmeras embutidas nos celulares que geram uma interação maior com o espaço urbano; e Fernando Firmino contextualizou o uso de tecnologias móveis e conexões sem fio na formatação de uma estrutura para o repórter em campo atuar no jornalismo móvel.
O programa O programa Globo Universidade estreou em abril deste ano com o objetivo de mostrar as inovações no ensino e pesquisa das universidades brasileiras e do exterior. É apresentado todos os sábados na TV Globo, às 7h15, e às 13h05, na Globo News, com reprises na quarta-feira no Canal Futura às 16h30. As edições do programa também ficam disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade (http://globouniversidade.globo.com/).
Programa da TV Globo e Globo News destaca pesquisas do GPC da UFBA
No próximo sábado, às 7h15 da manhã na TV Globo e às 13h05 na Globo News, pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Cibercidades - GPC da UFBA (André Lemos, Macello Medeiros, Karla Brunet e Fernando Firmino) participarão do programa Globo Universidade. A edição do programa abordará as pesquisas sobre cibercultura e tecnologias móveis desenvolvidas pelo Grupo.
O programa O programa Globo Universidade estreou em abril deste ano com o objetivo de mostrar as inovações no ensino e pesquisa das universidades brasileiras e do exterior. É apresentado todos os sábados na TV Globo, às 7h15, e às 13h05, na Globo News, com reprises na quarta-feira no Canal Futura às 16h30. As edições do programa também ficam disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade (http://globouniversidade.globo.com/).