GRUPO DE PESQUISA EM CIBERCIDADE - GPC
Sexta-feira, Maio 30, 2008
  Video Atendimento na tecnologia 3G
A tecnologia de terceira geração 3G está gerando novas práticas e novos serviços no Brasil desde que foi implantada em novembro de 2007 e expandida em 2008 com o leilão para exploração das frequências. A conexão de alta velocidade permite que se faça upload e download de arquivos tão pesados quantos os que se raliza no desktop. A navegação na internet em banda larga é outra vantagem do 3G. Mas é com a possibilidade de se realizar chamadas com video, a videochamada em tempo real, que o serviço pode ganhar novos contornos como, por exemplo, a transmissão por celular para um canal de TV como vem fazendo a TV Band.
Uma nova utilidade para a tecnologia foi criada pela operadora Claro: o Vídeo Atendimento 3G, ou seja, agora o cliente da operadora que tenha plano 3G pode ser atendido pelo celular com áudio e vídeo entre 8 e meia-noite. Basta ligar para o número *34. A única notícia desagradável é que ao contrário dos contatos gratuitos feitos para a central, este serviço de Video Atendimento é cobrado, 60 centavos por minuto. A ficção do desenho dos Jetsons se tornou realidade.

Marcadores: , ,

 
Domingo, Maio 25, 2008
  "Bluetooth News", na prática !
Bom, para quem não sabe tenho um projeto junto ao CEI/Grupo A Tarde (Centro de Exelência da Informação) chamado "Bluetooth News", um sistema de distribuição de conteúdo jornalístico via conexão bluetooth. Infelizmente, ainda não tive sucesso na sua implantação, mas podemos ver que existem outros grupos de comunicação (BBC!!)pondo em prática a idéia (a se idéia pudeesse ser registrada... rs). Segue abaixo a notícia enviada por Fernando Firmino (valeu, amigo):
___________________________

La BBC especializa y diversifica sus contenidos móviles

Enviado el 21 Mayo 2008 en Sin categoria, Móviles por Juan Miguel Aguado

BBC Mobile, con casi 3 millones de usuarios únicos por mes, ha lanzado una versión mejorada para PDAs y smartphones como parte de una apuesta decidida en 2008 por los contenidos móviles. Según The inquirer, esa estrategia de desarrollo de contenidos móviles incluye la edición de versiones especializadas en deportes (centradas en el fútbol, Wimbledon y los Juegos Olímpicos de Pekín) y el uso de modalidades de conectividad alternativas. Entre estas últimas estaría la distribución de contenidos a través de Bluetooth en estadios y localizaciones estratégicas.

La distribución de contenidos móviles por Bluetooth es ya una práctica contrastada en el territorio de la publicidad, y empieza a ser un horizonte de interés para la información móvil vinculada a contenidos y servicios de marca. En el Metro de Chile, por ejemplo, la agencia publicitaria OMD distribuye contenidos promocionales de TVN. El siguiente paso es que los propios medios comercialicen contenidos con publicidad a través de Bluetooth. El otro camino es el del WiFi. Recientemente la EMT de Madrid ha prometido WiFi gratuito a los usuarios de los autobuses públicos madrileños. Ahora podremos conectarnos a los medios a través de nuestro dispositivo móvil mientras viajamos al trabajo… ¿Se resentirá 20 minutos?
 
Sexta-feira, Maio 23, 2008
  Apresentação de Macello Medeiros (05/05/08)


Macello Medeiros apresentou ao GPC no dia 05/05/08 a análise dos capítulos 01, 03 e 08 do livro "Mobile Technologies of The City", SHELLER, Mimi; URRY John. New York: Editora Routledge, 2006. Segue resumo da apresentação:

A proposta do livro é demonstrar empiricamente através desses casos em cidades da Europa, Ásia e EUA, o aumento do uso das tecnologias móveis reestruturando o espaço e as práticas urbanas através dos “Sistemas de Mobilidade Urbana”. Estes sistemas permitem a movimentação através dos “espaços de antecipação”.

No primeiro capítulo, os autores apresentam os conceitos que serão abordados nos demais capítulos, além dos comentários acerca de cada um. Principais Conceitos: Cidade = Ponto de convergência de rodovias, ferrovias, redes fluviais, etc. mas tb de pontos de partida, dessa forma agindo como “distribuidores” > Cidade Organismo; Mobilidade = Faz parte da infra-estrutura da cidade, incluindo com seus momentâneos pontos imóveis > Melhor forma de se entender o “Metabolismo da Cidade”; Fluxos = Modo de enxergar o metabolismo através dos fluxos de carros, navios, balsas, pedestres, bicicletas, trens, helicópteros, mercadorias, etc. (tangíveis ou materiais) e informação, comércio, etc. (intangíveis ou imateriais > Novo Fluxo de Informação “Digital”; Mobilidade Urbana = Tecnologias, Infra-estrutura, Material de Construção, Máquinas das cidades dão suporte à essa mobilidade modelando e remodelando-as.

O terceiro capítulo trata a mobilidade em dois casos na Inglaterra: a reforma do aeroporto de Liverpool e o site de “relacionamento musical” Glasswerk.co.uk Destaque para o conceito de Cibermobilities = deslocamentos que ultrapassam os domínios materiais e imateriais; movimentos transmateriais desencadeado por corpos ciborgs ligados a uma complexa rede virtual e física de amplo alcance.

No capítulo 8, é debatido o conceito de redes WiFi e como esta conexão potencializa a mobilidade, a portabilidade, a ubiquidade e a acessibilidade envolvendo uma recíproca contextualização de “movimentos e imagens de movimentos”, de maneira que esta vem reposicionando as pessoas em relação ao movimento de dados. O autor conclui este capítulo propondo uma disciplina híbrida chamada “urban new media studies” para discutir questões de mobilidade, portabilidade, ubiquidade e acessibilidade e a relação do fluxo (ou a abundância deste) com as tecnologias da comunicação que gerando movimentos (físicos) e imagens em movimentos (representações).
 
  Transmissão ao vivo por celular
Mais um serviço de transmissão ao vivo por celular via streaming, o Bambuser. A partir de um celular, webcam ou videocamera é possível realizar broadcast e assistir ao vivo ou sob demanda no site ou no celular. A notificação para o público e amigos pode ocorrer através de microblogs como Twitter, Pownce ou Jaiku. Há também neste serviço a possibilidade de interação com a audiência através de chat room e o uso de GPS-Tracking para identifica a localização de onde o celular está transmitindo. Outra plataforma bem conhecida de estream via celular é Qik.

Marcadores: , , ,

 
Quinta-feira, Maio 22, 2008
  FlashMob e pulo de cordas em Salvador
Acontecerá hoje, dia 22/05, às 14h30 no Farol da Barra, em Salvador, FLASHMOBarney, uma espécie de mistura entre FlashMob e pular corda. O próprio organizador, chicobarney, descreve: "Evento onde um grupo de pessoas vai de repente a um lugar público, desenhando movimentos pré-coreografados e sem sentido aparente, apenas por entretenimento”. Quem não puder ir pode acompanhar via comunidade do Orkut ou no Twitter. O evento já ocorreu no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Videos e fotos aqui.

.Via Herdeiros do Caos

Marcadores:

 
Domingo, Maio 18, 2008
  UE com medo do Street View do Google

União Européia está preocupada com serviço de imagens do Google, o Street View, que pode apresentar imagens em perspectiva de 360 graus. Para a UE a questão é de segurança e de uma possível invasão de privacidade. A notícia está em matéria do Estadão:

"A capacidade do serviço de mapas do Google de mostrar pela Internet imagens detalhadas de ruas pode gerar preocupações na Europa caso o serviço chegue ao continente, afirmou uma agência de proteção a informações da União Européia.

O Street View do Google oferece visão à altura do chão com perspectiva de 360 graus das ruas de 30 cidades dos Estados Unidos. Ele se tornou popular entre os motoristas mas gerou controvérsias sobre uma potencial invasão de privacidade.

"Gerar imagens de qualquer lugar certamente irá criar alguns problemas", afirmou o supervisor de proteção de dados da União Européia Peter Hustix, em conferência para apresentar seu relatório anual.

Mas Hustinx, que trabalha com autoridades nacionais européias para estabelecer regras consistentes sobre dados e proteção de privacidade nos 27 países do bloco, afirmou estar confiante de que o Google levará em consideração as leis européias em qualquer apresentação futura do produto na região.

"Aparentemente há a capacidade de adaptar isso em diferentes modos", apontou, referindo-se as possibilidades técnicas de limitar o que as imagens mostram online.

Em março, o Google afirmou que irá atender a um pedido do Pentágono de retirar algumas imagens online do Street View por temores de que elas possam gerar ameaças às bases militares dos Estados Unidos.

Outras preocupações têm sido mais banais. Em um exemplo, um homem foi flagrado saindo de um clube de strip-tease e, em outro, uma mulher foi mostrada tomando banho de sol. "

Marcadores: , , ,

 
Quarta-feira, Maio 07, 2008
  Skype e campanha nômade

Ad for Skype's Nomad campaign

Marcadores: ,

 
  Vigilância off e online

Livro "The Spy in the Coffee Machine: The End of Privacy As We Know It", de Kieron O'Hara e Nigel Shadbolt, discute o fim da privacidade com as diversas tecnologias que operam online (compras, blogs, redes sociais) e offline (câmaras CCTV, etiquetas RFID). O artigo Our surveillance society goes online de Chirstine Evans discute o livro e seu contexto com o avanço de tecnologias que permitem a vigilância das pessoas no ambiente online ou offline.

"Being able to make your own decisions and hold your own views without interference; controlling information about yourself; and being in charge of your personal space - these basic elements of privacy are under threat, according to a new book, The Spy in the Coffee Machine: The End of Privacy As We Know It, by Kieron O'Hara and Nigel Shadbolt, two computer scientists at the University of Southampton.
While our offline activities are tracked by CCTV cameras, Oyster cards and RFID tags, the details of our online searches and purchases accumulate in databases that know more about us than we'd tell our closest friends. Many of us also broadcast our lives through blogs and social networking sites. "When one's self as a social entity, with history, with transactions, is all out there, then privacy is not the same old notion," says Shadbolt, who is professor of artificial intelligence at Southampton and one of the leading scientists shaping the protocols for the future internet. "

Marcadores: , ,

 
  O impacto do mundo sem fio

Matéria do The Guardian chama a atenção para o futuro sem fio que poderá ter impacto em diversas áreas como saúde, transporte e o crescente uso de etiquetas RFID. O texto é baseado no relatório "Tomorrow's Wireless World". Leia trechos:

"Welcome to the future: a wire-free world of sensors and hi-tech cars, according to research published today by media regulator Ofcom.
The report, called Tomorrow's Wireless World, outlines a number of areas in health and transport where wireless technology could have a decisive impact.
In healthcare, for example, the report suggests the mainstream adoption of so-called Body Area Networks (BANs) - batches of sensors arranged on an individual which can monitor vital changes in the body and feed back information to hospitals or doctors.
And in transport, Ofcom envisions the widespread deployment of in-flight broadband services, as well as the use of new wireless technologies on trains, buses and cars. Among those proposed for imminent arrival is the intelligent transport system, a long-promised technology which allows cars talk to each other to improve safety."

Marcadores: , , ,

 
  Ciber.Comunica 3.0 - inscrições

Estão abertas até o dia 12 de maio as inscrições para o "Ciber.Comunica 3.0 - Comunicação sem fio" - Ciclo de palestras sobre comunicação, informação e tecnologias contemporâneas.

Os interessados devem contribuir com um quilo de alimento não-perecível, a ser entregue na sala do Núcleo de Ação Social da Jorge Amado, que fica localizada no Prédio I, Nível 9. Os alimentos arrecadados serão distribuídos a entidades filantrópicas apoiadas em projetos sociais da instituição. O participante terá direito a certificado (15 horas)

Palestras e oficinas: Mídias Locativas e Comunicação; Comunicação, tecnologia móvel e publicidade; Publicidade desplugada - cases; Preferências de consumo de notícias entre usuários de redes sociais; Notícia WAP – quando a informação é móvel; Bluetooth News; Produzindo Ringtones e outros clicks e bleeps; VÍDEOS: Cidades Virtuais, Prometeus - Revolução da mídia, Creative Commons - Seja Criativo; Redes wi-fi: história, funcionamento e aplicabilidades; Mobilidade e as narrativas nos jogos digitais; I Festival Micromínima de filmes-celular.

Palestrantes
André Lemos, Adelino Mont’Alverne, Maria Alessandra Calheira, Karla Brunet, Jan Alyne Barbosa, Florisvaldo Pasquinha de Matos Filho, Antônio Henrique Soares Gonçalves e Thiego de Souza Santos, Macello Medeiros, Cláudio Manoel Duarte, Grinaldo Lopes de Oliveira, Sergio Rivero e Fernando Firmino da Silva.
Realização: FJA e Ciberpesquisa-Ufba, com apoio do Cei (A Tarde) Auditório Zélia Gattai (Faculdade Jorge Amado)
13 a 15 de maio, manhã e noite Programação completa no blog: http://cibercomunicafja.wordpress.com/
 
O GPC foi criado por André Lemos em 2000 (o primeiro do Brasil) dentro do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/UFBa. O GPC é certificado pelo CNPq.

Arquivos
Agosto 2006 / Setembro 2006 / Outubro 2006 / Novembro 2006 / Dezembro 2006 / Fevereiro 2007 / Março 2007 / Abril 2007 / Maio 2007 / Junho 2007 / Julho 2007 / Agosto 2007 / Setembro 2007 / Novembro 2007 / Janeiro 2008 / Fevereiro 2008 / Março 2008 / Abril 2008 / Maio 2008 / Junho 2008 / Julho 2008 / Agosto 2008 / Setembro 2008 / Outubro 2008 / Novembro 2008 / Dezembro 2008 / Fevereiro 2009 / Maio 2009 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]