Criança manipulando as funções de vídeo, música, internet e de desbloqueio do iPhone. A interface touch screen e o zoom na páginas do aparelho da Apple demonstram a facilidade para uso e navegação.
Esta semana o Google anunciou que o acesso a web através de dispositivos móveis aumentou de forma acelerada. A Internet móvel está se consolidando e as pessoas começam a navegar pela web com mais frequência. Smartphones e o lançamento do iPhone contribuiram para esta nova curva de crescimento. Reuters (Google sees surge in Web use on mobile phones) e Estadão (Google vê aumento no uso da web em celulares) destacam a notícia do Google.
"O Google viu uma aceleração do uso da internet entre os usuários de celulares nos últimos meses, desde que a empresa lançou serviços móveis mais rápidos para modelos específicos de celulares. Indicações iniciais de acentuada elevação do uso da internet em celulares, e não apenas em computadores, começaram a emergir de serviços que o Google vem oferecendo nos últimos meses aos celulares Blackberry, aparelhos multimídia da Nokia e ao iPhone, da Apple, anunciou a maior empresa de buscas na web.A crescente disponibilidade de planos a preço fixo de transmissão de dados, de parte das operadoras de telefonia móvel, em lugar das tarifas por minuto que anteriormente desencorajavam o uso da Internet, bem como a melhora dos browsers disponíveis em celulares e a oferta de serviços otimizados por empresas como o Google, vêm estimulando o crescimento, argumentou Waddell."
¶ 3:54 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Quarta-feira, Março 19, 2008
Campanhas promocionais e dispositivos comunicacionais móveis
Cada vez mais as relações entre as estratégias de marketing e o uso de dispositivos comunicacionais móveis (e em especial, os telefones celulares) tornam-se mais estreitas. Vejam abaixo uma matéria interessante sobre o assunto, veiculada no site ADNEWS.
De olho na explosão da base de celulares no Brasil, que já soma mais de 122 milhões de usuários no País ou uma densidade de 64,5 telefones móveis por 100 habitantes, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a MobX com o conceito Mobile Service, mesclando estratégias e logísticas promocionais com aplicativos tecnológicos interativos. Sob o comando de Eduardo Jacob, CEO, e Marco Garcia, diretor de negócios e relacionamento, a MobX chega com uma carteira de clientes formada por empresas como IBM, Unibanco e Pernod Ricard e traz como missão materializar a relação entre o anunciante e o cliente através do celular, sempre desenvolvendo ações cujos resultados possam ser acompanhados em tempo real. "Até aqui o que temos visto é o desenvolvimento de campanhas promocionais que basicamente se restrigem ao disparo de mensagens de texto. Percebemos que o mercado busca uma empresa que consiga integrar tecnologia e criação para realmente usufruir de todo o poder do celular como uma mídia interativa e capaz de convergir com a Internet ou com as mídias tradicionais. Foi justamente dentro desta visão que decidimos fundar a MobX e , para isso, montamos um time que tem profissionais com profundo conhecimento em marketing e tecnologia", diz Eduardo Jacob
¶ 8:18 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Terça-feira, Março 18, 2008
3G e novas aplicações para celular
Nos dias 15 e 16 de abril ocorrerá no Rio de Janeiro o "Rio Wireless International Conference" (Sistemas Móveis para a Terceira Geração). O evento debaterá desde aspectos regulatórios a tv no celular, acesso a internet no celular, novos cenários e novas aplicações sobre a tecnologia de terceira geração (3G). A programação completa está aqui. É importante ressaltar que o leilão, realizado em dezembro, que licitou as frequências e as 11 regiões a serem exploradas pelas operadoras
¶ 3:23 PM0 ComentáriosLinks para esta postagem
GPS, cartografia e perfomance
Julia Gallo, do Mirá!, apresenta a arte com GPS do Nokia e os desdobramentos como cartografia e performances na união entre celular e GPS.
"Como una original demostración de producto, o para estimular al mundo a crear imágenes virtuales dibujadas por la trayectoria grabada con un GPS, Nokia ha creado un gracioso sitio llamado “The World is my canvas” (el mundo es mi lienzo). Allí, un extrañísimo personaje llamado Stavros (autoproclamado el genio del “Position Art”) interpreta una divertida parodia de un artista excéntrico dedicado a crear el arte más grande visto jamás. Stavros realizará performance con su Nokia N82 en distintas ciudades del mundo que serán publicadas en vivo en su blog. El viernes pasado Stavros estuvo en Roma.
La propuesta puede parecer un chiste ¿Dibujar con un GPS?, pero no lo es. El dibujo sobre el terreno (GPS drawing) es una actividad que nació casi al mismo tiempo que los GPS de mano y que se ha utilizado con fines artísticos y didácticos. En todos los casos, los dibujos de las líneas de desplazamiento sirven para crear figuras bidimensionales o tridimensionales de enormes proporciones que pueden apreciarse al descargar la trayectoria del GPS. En el video de abajo puede verse una clase de introducción a la cartografía, donde las trayectorias animadas de un grupo de niños con GPS dirigidos por el artista del terreno Jeremy Wood, describen líneas y formas geométricas:
Teléfonos con GPS Los efectos que producirá la integración de GPS en los teléfonos celulares -como es el caso del Nokia N82- se verán con el tiempo, pero es fácil anticipar algunas de sus consecuencias revolucionarias, tan grandes y tan o más profundas, que las producidas hasta ahora por las cámaras de foto y video en esos dispositivos.
Con la difusión de teléfonos con GPS integrados nos acostumbraremos a marcar puntos invisibles en el espacio (waypoints, wikipedia) de la misma manera que le señalamos algo a alguien. Enviaremos y recibiremos “waypoints” desde nuestros teléfonos móviles que usaremos en adelante como si todo el tiempo estuviéramos involucrados en una búsqueda del tesoro. Con nuestros teléfonos podremos seguir rutas transparentes que nos guiarán para contarnos historias, indicarán peligros o mostrarán algún bar secreto. "
Cientista acusa fundador da Wikipédia de cobrar por edições no site
da Folha Online
O co-fundador da Wikipédia Jimmy Wales está sendo acusado de ter recebido doações em troca de edições na enciclopédia colaborativa, informa o jornal britânico "Telegraph".
Jeff Merkey, um cientista da área de tecnologia, acusa Wales de ter cobrado US$ 5.000 para que um artigo desdenhoso com o seu nome pudesse ser editado no site.
Merkey divulgou um comunicado numa lista de e-mails da Wikipédia em que acusa Wales de propor "proteção especial" ao cientista na enciclopédia virtual em troca de uma substancial doação. "Wales poderia usar sua influência para usar a política da Wikipédia para casos de calúnia na web 'como cortesia'", disse no comunicado.
Em resposta às alegações, Wales negou que tenha feito a proposta. "Claro que nunca fiz a oferta, nem aceitei qualquer oferta, quanto mais uma doação por tratamento especial na enciclopédia", afirmou.
Segundo o jornal, no mesmo período em que Merkey alega ter feito as doações, a página com o artigo sobre o cientista foi alterada por Wales e então "protegida" para futuras edições feitas pelo público.
No artigo em inglês referente ao nome do cientista, foi incluído um complemento em que o caso é divulgado. O complemento está na categoria "controvérsia" da Wikipédia.
Dispensa
Recentemente, Wales esteve envolvido em outra polêmica. Ele utilizou a enciclopédia virtual para avisar à ex-namorada, a canadense Rachel Mardsen, o fim do relacionamento.
Como vingança pela dispensa on-line, Mardsen tomou uma camiseta e um agasalho deixados por Wales em sua casa e colocou as peças de roupa à venda no eBay.
¶ 6:36 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Sábado, Março 08, 2008
Vídeo sobre o projeto SUR-VIV-ALL
O professor André Lemos apresenta, em vídeo, as etapas para construção do projeto SUR-VIV-All lançado na semana passada (ver post) como parte do seu pós-doutorado em Edmonton, no Canadá. O SUR-VIV-ALL foi concebido a partir do livro de Margaret Atwood "Survival"e envolve Google Maps e GPS no mapeamento de hotspots na cidade. André Lemos também é coordenador de outro projeto similar do Grupo de Pesquisa em Cibercidades, WI-FI Salvador, que se constitui num mapeamento dos hostpots de Salvador. Lançado em julho do ano passado, o projeto já identificou mais de 60 hotspots entre pagos e gratuitos. No blog do WI-FI Salvador há um espaço para a colaboração das pessoas, que podem indicar pontos de acesso sem fio (hotspots).
Compre um Celular e ganhe acesso WiFi
Uma iniciativa interessante que deve estimular o acesso às redes wi-fi através dos celulares. Uma espécie de "compra casada": você compra um celular e tem direito a acessar hotspots de um provedor na Nova Zelândia... ____________________________________
Wi-Fi de graça no smartphone
Vem da Nova Zelândia uma idéia bacana para incentivar o uso de Wi-Fi nos celulares e smartphones. Que tal comprar o aparelho e levar o acesso de graça?
É o que a Nokia está fazendo no país. Quem leva para casa um telefone da linha NSeries, como os modelos N95 (na foto), N93i e N81, pode acessar os hotspots do provedor Kordia Metro Wi-Fi por seis meses. Eles estão disponíveis em locais como cafés, universidades e shoppings.
Com o crescimento do número de smartphones equipados com Wi-Fi, as redes sem fio podem virar uma alternativa mais econômica (e rápida) para as redes celulares. Principalmente para quem já assina um provedor sem fio para usar com o notebook. ___________________________________ Do Blog de Débora Fortes
¶ 4:52 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Terça-feira, Março 04, 2008
Acesso a tv digital no celularCelulares prontos para tv digital aportam no Brasil. Além da possibilidade de assistir tv em mobilidade os celulares também vêm prontos para a rede 3G (terceira geração) com vídeochamadas e navegação em alta velocidade banda larga. Com a tv digital em dispositivos móveis é possível acessar os canais de tv digital aberta com qualidade e sem interferências, sendo que o principal atrativo mesmo é o acesso em mobilidade de qualquer lugar onde chegue o sinal.
Games e Publicidade
Iniciando meus trabalhos aqui no Blog, gostaria de divulgar uma reportagem publicada na revista especializada "Mundo do marketing", que trata do envolvimento dos jogos eletrônicos em campanhas publicitárias. Dentre os exemplos citados, encontramos o game do filme "Meu Nome Não é johnny", um dos maiores sucessos de bilheteria do último verão. Obsessão Compulsiva é um ARG (Alternate Reality Game) criado e desenvolvido por mim, que foi disputado entre os meses de novembro de 2007 e janeiro de 2008 em todo Brasil. Ainda estou analisando os resultados colhidos durante a experiência - comunidades virtuais relacionadas ao jogo, criadas em espaços como Orkut, e ARGBrasil - no objetivo de produzir algum conhecimento. Enquanto não sai o artigo, vale a pena dar uma conferida na matéria.
¶ 1:38 PM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Sábado, Março 01, 2008
Pesquisador do GPC lança projeto de geolocalização
O professor André Lemos, coordenador do GPC, acaba de lançar um de seus projeto de pós-doutorado que envolve Google Maps e GPS no mapeamento de hotspots da cidade de Edmonton, no Canadá. O projeto intitulado SUR-VIV-ALL foi baseado no livro Survival [sobrevivência] de Margaret Atwood. Para sua pesquisa que trata de mídias locativas, André conta que "planejou escrever a cidade de Edmonton por meio de um GPS, mapeando alguns hotposts ao longo do caminho [usando iStumbler, Loki, Google Maps, Google Earth]". Ele resume a idéia do projeto, "basically, a way to see my "survival" here".
Abaixo alguns trechos da descrição do projeto em inglês.
"In the book "Survival", the author defends the thesis that the relationship with the survival is a pattern in the imagination of Canadian literature, both of prose and poetry: fighting the forces of nature, the natives, and the animals. .
The word "SURVIVAL" has been changed to "SUR-VIV-ALL," trying to create different meanings in English and French, the official languages Canada, and in Portuguese, my mother language. In French we can see or inferred "SUR VIV (R) E / VIE ...", something like an excess and a lack of life, just when survival is the least and last resort of existence. In Portuguese, "VIVA", claiming to live, an imperative. In English "survival", has its original meaning, plus the "ALL" that calls for a social dimension, the public and community.
What is at stake here is the imagination of the city, the relationship with extreme temperatures, the use of cars as standard displacement, the empty spaces, the invisibility of electronic processes (written by the GPS is invisible as well the hotspots Wi - Fi) on the actual structures in the midst of public space. We have photos, videos that attempt to capture this relationship, but with the thread to link with the outside world, the nature."