GRUPO DE PESQUISA EM CIBERCIDADE - GPC
Terça-feira, Fevereiro 26, 2008
  Internet ajuda no embate político em Cuba

Uma matéria de Laura Capriglione publicada hoje na Folha de São Paulo trata do uso da internet, principalmente os blogs, pelos opositores políticos do ex-presidente de Cuba Fidel Castro. Segundo o jornal, os donos dos blogs são pessoas nascidas entre a década de 70 e 80, período de forte presença soviética na Ilha, que escrevem off-line e só depois acessam cybercafés e realizam os posts.

Yoani Sánchez, proprietária do sítio Geração Y, o define como "um blog inspirado em gente como eu, com nomes que começam ou contêm ípsilon. Gente nascida na Cuba dos anos 70 e 80, marcados pelas escolas no campo [todos os secundaristas foram mandados para escolas rurais], os bonecos russos, as saídas ilegais e a frustração. Assim é que convido especialmente Yanisleidi, Yoandri, Yusimí, Yuniesky e outros que arrastam seus ípsilons para que me leiam e me escrevam."

Depois de 49 anos no poder, Fidel Castro renunciou ao cargo de presidente da Ilha na semana passada. Isto provocou muita especulação com relação ao futuro político do país. Os opositores do regime de ex-presidente aproveitaram a ocasião para intensificar as críticas e propor novos rumos para a política no país. Assim, muitos deles viram a internet como uma ferramenta que potencializa a difusão das idéias, de forma barata e eficiente, além de servir como canal de comunicação entre o dono do blog e os internautas que compartilham ou não dos mesmos ideais.

Abaixo um trecho de um post do Blog Geração Y:

"Ontem, em seu discurso de posse, Raúl Castro disse pretender acabar com algumas gratuidades insustentáveis, referindo-se a itens da libreta de racionamento. A frase me mobiliza a lançar uma proposta. Troco as três libras de açúcar, os 3 kg mensais de arroz e o pacote de café que me dão no mercado racionado por uma dose de liberdade de expressão, alguns gramas de direito de associação, um par de colheres de livre opinião e até por uma porção pequenininha de possibilidade de decidir. Seria o que eu mais teria gostado de ouvir."

A notícia veio do Cyberdemo.
 
  Celular usado para transmissão ao vivo

Artigo Going live from mobile de Darren Waters, do blog dot.life, da BBC apresenta uma ferramenta desenvolvida pela empresa do Vale do Silício Qik que permite a transmissão em streaming (tempo real) a partir de um celular. O próprio Darren Waters testa sua funcionalidade numa entrevista ao vivo com um dos diretores da empresa (veja o vídeo). No artigo Waters aborda o celular como um dispositivo multimídia oferecendo muitas potencialidades.

"Mobile phones are transforming into multimedia devices. From photos to GPS and video phones are being put to extreme challenges. One Silicon Valley based firm, Qik.com, has developed a tool which turns your phone into a live broadcasting system....

You can embed your Qik "channel" on pretty much any website and people can watch your exploits live, leave comments, or watch the video back later as it sits on Qik's servers.
Qik is a great example of how mobile phones are taking full advantage of technologies which are collapsing into one device - multimedia capabilities, messaging, always on connections and the robustness of the phone's operating system.....

The great strength of mobile handsets is that they transcend space and time. Video can be recorded and then played back on the net, via sites like YouTube, whenever we want.
Do we want our lives to be actually "live"? .....

Ramu Sunkara believes we do. I think Qik offers great potential for bloggers, citizen journalists and potentially professional broadcasters. As Flash codecs improve and bandwidth on cell networks develop there is terrific scope to do some of our reporting live via a phone.....
Bhaskar Roy from the firm told me that Qik is currently focused on its community, growing its users and improving the experience. The firm also sees itself as a potential mobile video partner for third parties - and I was told of one such arrangement the firm will announce in a few weeks time. My one question that keeps nagging at the back of mind though is - does the mainstream want to broadcast live from a phone? What do you think?"
 
Sábado, Fevereiro 23, 2008
  reportagem via celular e tecnologias da mobilidade
A BBC vem nos últimos dias abordando com ênfase a questão do futuro móvel (mobile future) ou das tecnologias da mobilidade com suas aplicações em diversas áreas. Merece destaque uma reportagem especial em quatro séries desta semana (de 19 a 22/02): the mobile future blog: day one, the mobile future blog: day two, the mobile future blog: day three, the mobile future blog: day four.

No último dia 18 a reportagem Why the future is in your hands abordava a convergência de hardware, software e serviços para os celulares. E na semana passada, na matéria mobile video round up, foram mostrados oito videos com tecnologias móveis e usos de celulares para reportagem via celular, mapas móveis, softwares futuristas e outros produzidos sobre a Mobile World Congress 2008. Todos foram gravados através de celular pelo repórter da BBC, Rory Cellan Jones.

via jornalismo móvel
 
Sexta-feira, Fevereiro 22, 2008
  Histórias da Bíblia via celular
Mais uma vez, as Filipinas sai na frente em matéria de uso criativo da comunicação móvel (e em especial, da telefonia celular). Vejam a matéria completa em http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080222_mangabiblia_fp.shtml
 
Quarta-feira, Fevereiro 20, 2008
  Tecnologia inédita de transmissão em tempo real
Parceria entre a ADN.es e a empresa Qik proporcionou a transmissão ao vivo com texto, fotos, áudio e vídeos da inauguração do trem AVE de alta velocidade de Madri à Barcelona. Foram utilizados celulares Nokia N95 com um aplicativo específico que permitia a transmissão pioneira de textos ao vivo (ou seja: o texto é construído e visto na tela simultaneamente à digitação do repórter). Veja o resultado da experiência, as fotos do trem bala e os vídeos produzidos em tempo real. Abaixo transcrição da reportagem com os detalhes dos dispositivos móveis utilizados e os aplicativos.

"Suena raro pero es fácil de explicar. La colaboración entre ADN.es y la empresa Qik nos ha permitido hoy retransmitir en directo el viaje de los dos AVE que conectan Madrid y Barcelona. Lo hemos hecho gracias a una aplicación informática diseñada por esta pionera empresa de nuevas tecnologías. El programa se instala en nuestros móviles N95 y nos permite transmitir vídeo, audio y también -y aquí está la verdadera novedad- texto en directo. Cuando el reportero está emitiendo, los usuarios pueden 'chatear' con él sugiriéndole preguntas o acciones. Todo esto a la misma velocidad que el AVE, más rápido que la televisión, la radio y, desde luego, que cualquier otro medio digital. El periodismo y la tecnología, como explica el co-fundador de Qik, hermanados más que nunca abriendo una línea directa entre el usuario y el periodista. En ocasiones se crea un pequeño retraso. El vídeo, por decirlo así, se acumula, y se emite íntegro más tarde. Qik guarda todos los vídeos, cada uno con una dirección distinta. Ahora ya no están 'online' pero puedes leer las crónicas y los vídeos de nuestros reporteros Diego Casado (Madrid-Barcelona) y Joel Albarrán (Barcelona-Madrid). Tú también puedes emitir tus vídeos en Qik, avísanos si lo haces (adntv@adn.es) porque en breve crearemos un canal en ADNtv para emitirlos."
Via Jornalismo Móvel

Marcadores: , ,

 
Segunda-feira, Fevereiro 18, 2008
  uso de celulares e mídia educativa
O site adnews (http://www.adnews.com.br:80/teste/novo/cultura.asp?Cod_Noticia=63749) traz uma informação bastante interessante sobre uma experiência nos EUA conjugando comunicação móvel e mídia massiva, destacando a interatividade. Vejam a mensagem reproduzida abaixo:

------

PBS usa celular como mídia educativa 18/2/2008 09:26:00

A rede pública de TV norte-americana PBS (Public Broadcasting System) vem usando o vídeo no celular como instrumento complementar de sua programação educativa. No primeiro experimento da rede, foram enviados diariamente a usuários cadastrados clipes do personagem Elmo, da Vila Sésamo, sugerindo atividade para pais e filhos (como andar na rua e procurar objetos que comecem com uma determinada letra).

Segundo Sara de Witt, diretora sênior da PBS Kids, o resultado foi ótimo. "Nas pesquisas, os pais relataram que as crianças esperavam ansiosas a próxima mensagem, e que as atividade melhoraram o entrosamento entre pais e filhos. Também vimos que as crianças aprenderam mais rapidamente o alfabeto", conta a executiva, que participou nesta quinta, 14, de painel no KidScreen, encontro de programação infantil que acontece em Nova York.

A única queixa dos pais, conta Sara, é que as atividades descarregam a bateria do celular muito rapidamente, mesmo porque as crianças gostam de rever os vídeos várias vezes.

Fonte: Tela Viva News

------
 
Domingo, Fevereiro 17, 2008
  Buenos Aires Wi-fi
(via co-network)
Visitando a cidade fiquei impressionada com a grande quantidade de pontos wi-fi. Parece que todo bar e restaurante possui conexão wireless para seus clientes. Existe um mapa distribuído gratuitamente em lojas e bares com uma lista dos pontos wi-fi da cidade, útil para o turista ☺
 
  Coyhaique Wi-fi
(via co-network) Fiquei surpresa ao encontrar wi-fi aberto e grátis disponível na praça central (Plaza de Armas) de Coyhaique, uma pequena cidade na Patagônia chilena. Conversei com um casal que estava usando o serviço sentado na sombra de uma árvore (foto abaixo). Eles disseram que adoram a conexão grátis ao ar livre, o único problema é que cai muito.
Ao visitar o site da cidade (URL escrita no banner do wi-fi: www.coyhaique.cl) fui surpreendida mais uma vez, eles possuem a possibilidade de navegação por voz para cegos.
 
  Nokia lança o N96 com sistema de registro da localização de fotos através do A-GPS
A Nokia lançou durante o Mobile World Congress o Nokia N96 , que vem com 16 GB de memória flash. Além de sua capacidade multimídia (vídeos, músicas e fotos) o celular incorpora um A-GPS, sistema que permite o registro da localização da foto. O GPS também é integrado a mapas inclusive com comando de voz para orientação de motoristas. O aparelho deve estar disponível comercialmente ainda no primeiro semestre de 2008.
 
  Aeroporto de Londres usa RFID nas malas
Aeroporto londrino testa RFID (rádio frequência) para rastrear as malas dos passageiros e evitar extravios

"O Heathrow, de Londres, um dos aeroportos mais high tech do mundo, está testando o uso de RFID para rastrear as bagagens dos passageiros. O piloto vai durar seis meses e envolve os cinco vôos diários feitos pela companhia aérea Emirates, de Dubai. O projeto envolve um investimento de 150 mil libras. Mas o processo será invisível para os passageiros: o chip RFID, finíssimo, está inserido na velha etiqueta de papel que vai colada na mala, no processo tradicional. A expectativa é de que sejam rastradas 50 mil bagagens por mês. Com o sistema, dará para identificar a exata localização de uma mala dentro do aeroporto instantaneamente. Passageiros que cadastrarem seus celulares poderão receber um SMS com informações sobre a localização.
A empresa de seguros de viagens InsureandGo estima que uma mala seja extraviada a cada duas horas, em média. Para quem já fez parte das estatísticas, a notícia pode ser um tremendo alívio."

Marcadores:

 
Quinta-feira, Fevereiro 14, 2008
  Uso de tecnologias comunicacionais (online e mobile) na campanha do candidato Obama nos EUA
Vejam a matéria na Wired (http://www.wired.com/politics/law/news/2008/02/potomac_primaries)

The Tech of Obamamania: Online Phone Banks, Mass Texting and Blogs
By Sarah Lai Stirland 02.14.08 12:00 AM
The use of technology like blogs, mass texting and online phone banks has been key to Sen. Barack Obama's surprise sweep of recent primaries.
The Illinois senator's campaign has been making use of a range of technologies -- from ringtones to SMS -- to inspire Obamamania. And it's working. Obama's recent parade of victories in the primaries has given him a slight lead over Sen. Hillary Clinton for the Democratic presidential nomination.
"They've been using [texting] to get out the vote, which is incredibly smart because it gives people a way to take immediate political action," says Julie Germany, director of the Institute for Politics, Democracy and the Internet. "It's just what mobile technology is suited for."
The Illinois senator is not the only candidate whose campaign is using online technology and mobile phones, but his has been one of the most effective in its embrace of new tech strategies.
On Tuesday, for example, Obama supporters who signed up with the candidate received a text message reminding them to vote. The text message included a phone number to help them find their polling station, a key feature that helped get out the vote.
Other campaigns have experimented with texting, but haven't been as effective, Germany says. Last summer, former North Carolina Sen. John Edwards' campaign used text messaging to notify supporters of a televised speech. Germany, co-author of a study on the use of mobile phone technology in politics, says Edwards' campaign might as well as have used e-mail.
This week, the Obama campaign organized volunteers to make thousands of phone calls to get out the vote using an online phone-banking tool.
The technology helped the campaign target rival Hillary Clinton's base of Hispanic voters and female voters. The Obama campaign reports that volunteers made 5,000 calls in Spanish in Virginia alone, using its online Spanish phone-banking tool.
The tactic appears to have been successful. Initial exit polls on Tuesday evening showed that Obama won 54 percent of the Hispanic vote, a much bigger chunk than was expected of the electorate that up to now has mostly been voting for Clinton, according to inside-the-Beltway newspaper and website The Politico.
The campaign is encouraging supporters to use the online phone bank to reach possible Clinton supporters in Wisconsin and Texas, also. Wisconsin's primary is next Tuesday, and the vote in Texas is scheduled for March 4. Texas and Ohio (which also holds its primary March 4) have the potential to tilt the nomination quest in a decisive direction.
Hoping to take advantage of a surge of supporter excitement and momentum Tuesday night, the campaign immediately sent out a text alert around 10 p.m. Eastern time. It let supporters know that CNN had called the primaries for Obama. Campaign organizers included a request to spread the word.
"Fired up? Ask friends to join our movement by texting HOPE to 62262," the victory message read.
Online groups have also helped Obama. MoveOn.org, whose members recently endorsed Obama, raised $500,000 for him. MoveOn also created an online Endorse-O-Thon widget that enabled its members to engage in a peer-to-peer online endorsement campaign by sending out 500,000 e-mails and Facebook messages to their friends recommending the candidate.
Obama supporters all over the spectrum have in the last few months engaged in a multimedia viral marketing campaign with online music videos and humor.
All this wasn't, however, enough to win over a majority of voters in the big states of California and New York on Feb. 5.
The Obama campaign has also been using blogs and photo galleries to keep supporters jazzed and "fired up," hoping to spread enthusiasm for the campaign virally through the internet.
The campaign is even offering a ringtone mashup of Obama's speeches -- a 21st-century version of the campaign bumper sticker that is sure to be a conversation starter.
What could broadcast your hip, geeky, socially conscious status better than a phone with Barack Obama's voice ringing out to a club beat with: "We can have universal health care in this country! We can do that!"
 
Quarta-feira, Fevereiro 13, 2008
  Geolocalização em fotos digitais
Artigo de Stephen Shanklan "Cameras with built-in geotagging on horizon" aborda o uso de geolocalização em fotos digitais através de etiquetas:

"Geotagging, in which digital photos are labeled with the location where they were taken, is mostly unfamiliar to photographers today. But new developments are likely going to put the technology on the map. In interviews at the Photo Marketing Association trade show in Las Vegas recently, several camera executives expressed an interest in geotagging and some companies were demonstrating technology. It's clear that mainstream geotagging is a matter of when, not if.
The strongest evidence I encountered is Air Semiconductor, a start-up building a chip designed to let cameras process GPS (Global Positioning System) satellite signals so latitude and longitude data can be attached to digital photos. It remains to be seen how well this works, but this idea is the holy grail of geotagging--no extra hardware or software is required. Samples of Air Semiconductor's first chip, the Airwave-1, are due to start shipping this summer, with production versions going on sale at the end of this year or early next, said Chief Executive Stephen Graham"

Marcadores:

 
Segunda-feira, Fevereiro 11, 2008
  Celular como plataforma para jornalistas

Jeff Jarvis, no The Guardian, publicou um artigo em que descreve sua experiência na cobertura do Fórum Econômico de Davos como repórter do projeto de Jornalismo Móvel da Reuters. Com um Nokia N82, postou fotos e vídeos e narrativas multimídias. Para Jarvis, o cellphone é a nova ferramenta para a prática jornalística por permitir mais flexibilidade, mais mobilidade e agilidade no processo de produção jornalística no campo: "All journalists, in print and broadcast, whether desk-bound or mobile, should be equipped as mojos [mobile journalists]. The N82 can upload or broadcast while mobile and can be used to send photos to Flickr and tweets to Twitter".

Veja vídeos produzidos durante a experiência na Reuters e leia trechos do artigo abaixo:


"We already know that camera-phones in the hands of witnesses have been changing news. There is no better illustration of this, so far, than the 7/7 bombings. However, these tiny devices may well change the job of the journalist in ways more radical than even I could ever have imagined.
At last month's World Economic Forum meeting in Davos, I begged my way into a Reuters' mojo (mobile journalist) project and was one of a score of delegates and reporters to get a Nokia N82 mojo phone. Reuters picked the phone because it has a high-quality camera and operates at high speed. For their own journalists, they kit it out with a wireless keyboard, a tiny tripod, a solar battery and a decent microphone, together with software that enables reporters to organise and publish text, photos, and video on to blogs. They gave me just the camera-phone and simple software that allowed me to upload videos in two clicks.
At last year's Davos, I recorded interviews with a small consumer video camera that I was able to take into more places than "big" media could, with their heavy and obvious equipment. To put the recordings on YouTube, I had to import the video on to my computer, edit and encode it, and then upload it online - a hassle and a delay"

Leia o texto completo

Marcadores: ,

 
  Congresso Internacional discute mundo móvel

De hoje (dia 11) até 14 de fevereiro acontece, em Barcelona, o Mobile World Congress, o principal evento internacional sobre tecnologia móvel. A programação do congresso (veja completa) inclui temas como inovação móvel, cidades em movimento, tv móvel, evolução da banda larga 3G dos celulares, redes ubiquas, convergência, publicidade móvel, redes sociais, entre outros. A organização do evento é da GSM Association, que reúne mais de 700 empresas que operam celulares GSM em 218 países no mundo. Artigo do El País (el móbil imparable) destaca a força do telefone móvel no mundo, que já conta com 2,7 bilhões de aparelhos e a importância do Japão e da Coréia do Sul no domínio da tecnologia banda larga HSPA (High Speed Packet Acces).

Marcadores: ,

 
  Celular na produção e publicação de conteúdo

Post do jornalista Renato Cruz, do blog tecnologia do Estadão, comenta pesquisa encomendada pela Nokia sobre a expansão do uso do celular para publicar conteúdo na internet ou atualizar blogs e microblogs, principalmente com a banda larga 3G.


"Houve um tempo em que o computador era o centro do universo da tecnologia. Não mais. Com a evolução da banda larga sem fio, os celulares se tornam cada vez mais ferramentas para enviar texto, fotos e vídeo para a internet. Uma pesquisa feita pelo The Future Laboratory para a Nokia, fabricante de celulares, ouviu criadores de tendências em 17 países, incluindo o Brasil. Ela mostrou que 42% dos entrevistados brasileiros com idade entre 18 e 34 anos publicam conteúdo na internet pelo celular. Dezoito por cento atualizam seu blog via celular."


Texto completo: do celular para a internet
 
Domingo, Fevereiro 10, 2008
  RFID em pedágios
A utilização da tecnologia RFID se expande no Brasil para supermercados, identificação de boiada e pedágios, conforme destaque na Folha Online

"Os brasileiros também têm contato com a tecnologia RFID --sistema de identificação por radiofreqüência-- em situações cotidianas como ao usar um crachá para entrar em uma empresa ou ao passar pelo pedágio por sistemas automáticos, como o Sem Parar. Os carros que possuem uma etiqueta são reconhecidos, e a cancela abre sozinha.
Segundo o líder de projetos analógicos do Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada), Murilo Pessati, a RFID também é usada no país dentro de cadeias de produção (logística). "Em rastreabilidade bovina começa a se implantar a tecnologia, que deve aumentar com as exigências européias para a carne brasileira", diz ele.
Pessati não acredita que o sistema traga grandes mudanças para as pessoas comuns a médio prazo. "Ainda é uma tecnologia relativamente cara. Mas o barateamento e a massificação devem acarretar mudanças concretas. É como o celular", afirma.

Em teste
Uma loja do supermercado Pão de Açúcar em São Paulo usa RFID em sua seção de vinhos desde agosto do ano passado. A tecnologia está em teste. Em um quiosque, o cliente recebe informações sobre o vinho, como tipo da uva e receitas para combinar."
 
Quarta-feira, Fevereiro 06, 2008
  Twitter: ferramenta de campanha política
Última edição da revista The Economist enfatiza em matéria a importância do Twitter (com atualização a partir de telefones móveis) na campanha presidencial americana e compara os 140 caracteres utilizados a mesma estratégia dos correspondentes do início do século XX com mensagens telegráficas. Para a revista o Twitter se tornou uma ferramenta de campanha e de cobertura jornalística.


"Twitter imposes a 140-character-limit on all tweets. The choice is technical, not aesthetic; most mobile-service providers won't carry text messages longer than 160 characters. This limit, as with any restricted poetic form, is a strength. Foreign correspondents in the first half of the 20th century learned to write in cablese, a series of abbreviations demanded by news organisations that had to pay by the word. Twitter, according to Ms Cox, forces the writer to think economically. “If I strip out the padding,” she says, “what's my real point?” Twitter, she says, works best when puncturing a candidate's own narrative. From Michigan she tweeted “Mitt [Romney] has so many things ‘in my bloodstream’ (cars, Michigan, business), you could make a v powerful vaccine out of him.”


Mais em Editor´s Blog

Marcadores: , ,

 
O GPC foi criado por André Lemos em 2000 (o primeiro do Brasil) dentro do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/UFBa. O GPC é certificado pelo CNPq.

Arquivos
Agosto 2006 / Setembro 2006 / Outubro 2006 / Novembro 2006 / Dezembro 2006 / Fevereiro 2007 / Março 2007 / Abril 2007 / Maio 2007 / Junho 2007 / Julho 2007 / Agosto 2007 / Setembro 2007 / Novembro 2007 / Janeiro 2008 / Fevereiro 2008 / Março 2008 / Abril 2008 / Maio 2008 / Junho 2008 / Julho 2008 / Agosto 2008 / Setembro 2008 / Outubro 2008 / Novembro 2008 / Dezembro 2008 / Fevereiro 2009 / Maio 2009 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]