Reunião do GPC de 08 de maio de 2007
Adelino Mont'Alverne apresentou o projeto de pesquisa do mestrado, selecionado na última seleção, para debate no Grupo de Pesquisa em Cibercidades.
1. Sinopse da apresentação:
O intenso ritmo de desenvolvimento da computação móvel tem promovido o surgimento de novas aplicações que além de explorar recursos como o acesso à internet sem fio, a criação de redes locais e a troca de conteúdos multimídia, utilizam também as possibilidades de sistemas de localização e posicionamento geográfico, como o Global Positioning System (GPS) e tecnologias derivadas do Global System for Mobile Communications (GSM). Um fenômeno claro nesse sentido é o surgimento dos chamados location-based games (LBG), jogos apoiados por tecnologias de localização e que integram a posição dos jogadores como um elemento-chave em suas regras e ações. O objetivo da pesquisa é compreender como os location-based games podem criar novos procedimentos de comunicação e usos do espaço urbano. Para isso, o fenômeno será analisado através das experiências dos projetos “Pac-Manhattan”, “Can you see me now?” e “Senhor da Guerra”. A partir daí pretende-se identificar os elementos que podem definir os LBG como forma de expressão urbana característica da cibercultura e avaliar aspectos das relações sociais em ambientes formados pela interação entre o espaço eletrônico das redes e o espaço físico das cidades.
2. Questões emergentes:
. É necessário realizar uma revisão de literatura para avaliar como o espaço urbano vem sendo apropriado pelos jogos de rua, principalmente antes do surgimento das tecnologias móveis.
. Buscar mais informações para a formulação de uma nova definição de location-based games e a partir daí tentar desenvolver novas tipologias.
. Reavaliar os objetos de análise após o avanço na pesquisa sobre tipologias dos jogos.
. Procurar relações entre games, arte e ativismo social.
. Foi sugerido como referência a leitura de "Homo Ludens", de Johan Huizinga (1938).
3. Referências bibliográficas
CHANG, M., GOODMAN, E., Digital Street Game: Location-based Game as Research Probe., in
http://ubicomp.org/ubicomp2004/adjunct/posters/chang.pdf, 2004.
GALLOWAY, A., Mobility as world-building/technologies at play., Receiver, n. 10. in http://
www.receiver.vodafone.com/10/articles/pdf/10_04.pdf, 2004.
ITO, M., A New Set of Social Rules for a Newly Wireless Society., in Japan Media Review, http://
www.ojr.org/japan/wireless/1043770650.php, 2003.
KIEFER, P., MATYAS, S., SCHLIEDER, C., Systematically Exploring the Design Space of Location-based Games, in
http://www.ipsi.fraunhofer.de/ambiente/pergames2006/final/PG_Kiefer_DesignSpace.pdf, 2005.
LEMOS, A. L. Ciberespaço e Tecnologias Móveis. Processos de territorialização e desterritorialização na cibercultura. In
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/territorio.pdf, 2006.
NICKLAS, D., PFISTERER, Ch., MITSCHANG, B., Towards Location-based Games, in ftp://ftp.informatik.uni-stuttgart.de/pub/library/ncstrl.ustuttgart_fi/INPROC-2001-44/INPROC-2001-44.pdf, 2001.
Ciclo Internacional de Conferencias em Cibercultura
Ciclo Cibercultura no século XXI - Conferência de Abertura
Projeto: “Cibercultura: Tecnologia, Sociedade e Cultura no Século XXI”
Conferência
18/05/2007
Salão Nobre da Reitoria da UFBA
Rua Augusto Viana, s/n, Canela, Salvador-BA
+ 55 71 3337-0120 progr@salvadorbahia.goethe.org
Mais Informações no site do
Goethe-Institut.
O Goethe-Institut Salvador-Bahia e Universidade Federal da Bahia apresentam, dentro do contexto do tema central do Instituto para o ano de 2007 "Arte e Cultura sob a influência de novas mídias e tecnologias", um ciclo de seminários sobre Cibercultura no século XXI. Curador do ciclo é Dr. André Lemos, professor de comunicação e cultura contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA e diretor do
Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura do
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Facom/UFBa.
Com periodicidade mensal, entre maio e outubro serão apresentados ao todo cinco seminários, dedicados a diversos aspectos dessa temática. Serão convidados para os seminários cientistas brasileiros e alemães altamente conceituados, que ministrarão palestras e discutirão o tema entre si, diante do público.
O Goethe-Institut decidiu-se pelo Ciclo de Cibercultura por se tratar de um tema interdisciplinar atual e de grande relevância no contexto da cultura contemporânea nacional e internacional. Com sua série de eventos, o Goethe-Institut pretende contribuir para a discussão da cibercultura e, com isso, tanto corresponder a uma demanda crescente no Brasil, como continuar a provocar a discussão.
Lucia Santaella
Lúcia Santaella é Professora-Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Doutora em Teoria Literária pela PUC/SP e Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com 12 estágios de Pós-Doutorado no exterior. Diretora do CIMID – Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora Geral do Centro de Estudos Peirceanos do PEPGCOS-PUC/SP. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (1987-1999). Consultora ad hoc da FAPESP e do CNPq. Pesquisa atual: “O paroxismo da auto-referencialidade nos jogos eletrônicos”, com apoio do CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa, categoria 1A). Obras publicadas: Comunicação e pesquisa (Hacker, 2001), Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia (Iluminuras, 2001 / Prêmio Jabuti 2002), Semiótica aplicada (Pioneira, 2002), Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura (Paulus, 2003), Corpo e comunicação: sintoma da cultura (Paulus, 2004), O método anticartesiano de C. S. Pierce (Unesp/FAPESP, 2004), Comunicação e semiótica (Hacker, 2004), Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo (Paulus, 2004), Porque as comunicações e as artes estão convergindo? (Paulus, 2005) e Mídias e artes: o desafio da arte no século XXI (Org.) (Unimarco, 2002).
Karlheinz Brandenburg
Entre outros ilustres convidados, o professor alemão Karlheinz Brandenburg fará uma palestra na Reitoria da UFBA no dia 18 de maio; ele é conhecido como um dos ‘pais’ do mp3 e diretor do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Mídia Digital, em Ilmenau, Alemanha. O pesquisador e professor trabalha com tecnologia digital de comuniação há anos e desde 1987 já utiliza, junto com seus colegas, as descobertas da psico-acústica para comprimir arquivos. Na base dessas descobertas, tornou-se possível reduzir arquivos sonoros aos tons que realmente são percebidos. Por meio de tal chamada áudio-codificação, logo depois tornou-se possível comprimir qualquer formato musical, por meio de um método que é conhecido no mundo todo como mp3.Após o seu doutorado em 1989 Karlheinz Brandenburg passou um tempo nos Estados Unidos, sendo contratado pela Universidade de Erlangen um ano depois. Em 1993 tornou-se chefe do departamento de circuitos integrados do Instituto Fraunhofer, até que em 2000 foi incumbido da tarefa de fundar um instituto distinto para Tecnologia de Mídia Digital e, no mesmo ano, assumiu a cadeira de Tecnologia de mídia eletrônica na Universidade de Ilmenau. O Instituto Frauenhofer de Tecnologia de Mídia Digital, inaugurado em 2004, trabalha, sob a vigilância de Brandenburg, com o desenvolvimento de novas tecnologias de mídia para o mercado profissional e para o setor de entretenimento. Um dos avanços mais importantes foi, por exemplo, o desenvolvimento do sistema de som ambiente IOSONO®. Este sistema, desenvolvido para salas grandes, é capaz de provocar efeitos acústicos tridimensionaisos quais são projetados como se viessem de uma direção determinada. Entre muitos outros prêmios, em dezembro de 2006 Karlheinz Brandenburg recebeu o “Bundesverdienstkreuz” por suas destacadas descobertas científicas.