GRUPO DE PESQUISA EM CIBERCIDADE - GPC
GPC realiza videoconferêcia dia 30/11/2006
O Centro Internacional de Estudo e Pesquisa em Ciberpesquisa realiza na quinta-feira (30/11/2006) videoconferência entre o Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC) e alguns integrantes do Departamento de Sociologia da Universidade de Alberta, do qual o professor e pesquisador visitante do Ciberpesquisa, Rob Shields participa. Na videoconferência será debatido a "Virtualidade da cultura urbana." Os grupos falarão das cidade de Salvador e Edmonton.
REUNIÃO DO GPC 9 DE NOVEMBRO DE 2006
Laís Furtado apresentou o artigo
Resonances and everyday life: ubiquitous computing and the city de Anne Galloway.
1. Sinopse da apresentação
Anne Galloway retoma a idéia de Mark Weiser apresentada na revista Scientific American para o computador do séc XXI. Weiser apostava na computação ubíqua como o futuro da tecnologia. A computação ubíqua pretende tornar a tecnologia invisível no cotidiano. Galloway procura em seu artigo convocar a união dos estudos sociais e culturais com as pesquisas em computação ubíqua.
A computação ubíqua seria uma tentativa de "domesticar" a tecnologia. Ao contrário da realidade virtual que "domestica" os seres humanos, acostumando-os às suas características. A Ubicomp seria uma forma de aumentar a realidade cotidiana através da tecnologia. Entretando, Galloway chama atenção para a necessidade de se avaliar o impacto que tais tecnologias teriam no cotidiano. Questões de segurança e invasão de privacidade são as principais preocupações acerca da Ubicomp.
2. Questões emergentes
Galloway apresenta diversas questões acerca da ubicomp, mas não as discute. Seu artigo procura introduzir somente o assunto, propondo uma discussão. Não há afirmações conclusivas, nem defesa de opiniões em seu texto.
Subjetividade e Locative Midia
Depois de participar do
Psico Info, onde falei sobre subjetividade e fotografia por celulares (coloco depois os detalhes da reflexão), amanhã participo de uma mesa sobre "locative media" no evento
MobileFest, no SESC SP. Quando der um tempinho eu coloco também a reflexão sobre o tema.
REUNIÃO DO GPC 09 DE NOVEMBRO DE 2006
Danilo Azevedo apresentou o artigo Digitally Mediated Urban Space: News lessons for design de Anthony Townsend
1. Sinopse da exposição
Nesse artigo o autor faz uma introdução rápida das transformações que as novas tecnologias digitais provocam no espaço público das cidades, produzindo um novo tipo de espaço público interativo no espaço urbano. Towsend trabalha com quatro categorias de tecnologias digitais como forma de expressão, Display (LCD), Comunicação Wireless (Sem fio), Geolocalização (GPS) e Documentos. O autor faz o seu estudo de caso em ambientes onde as quatro tecnologias estão amplamente difundidas no espaço público e são facilmente identificadas. São eles: Times Square, Shibuya, Union Square e Seoul DMC.
Times Square é o mais denso e criativo e o mais pobremente executado. Townsend crítica o mau uso dos Displays(LCD), que é amplamente usado em mensagens comerciais de propaganda e promoção de marcas. “Não passam de cintilações para os olhos” afirma o autor sobre o maus uso dessa tecnologia. Shibuya, em Tóquio, apresenta todas as tecnologias digitais (LCD, Wireless, GPS e Documentos) e tem também a maior densidade de telefones móveis do planeta. Union Square fruto de uma experiência artística tem sido pouco apreciada, embora seja a que mais apresente possibilidades de interatividade dentre os ambientes citados. A instalação de uma rede Wireless gratuita e pública que auxilia essa interação com o Metronome. Seoul DMC é pensado como uma espécie de centro macro-econômico local onde as pessoas podem experimentar o pulso do DMC através da vivência, de compras no shopping, acordos de negócios e trajetos de pedestres em várias localidades.
2. Questões emergentes
- Townsend fala num novo tipo de Espaço público Interativo nos exemplos que ele cita, mas não especifica quais são, nem os níveis de interatividade que existem nesses ambientes;
- Dos ambientes citados a interatividade é mais notável no Union Square;