Wi-Fi no "ar" !
Alaska becomes latest airline with Wi-Fi by Stephen Lawson, IDG News Service
Alaska Airlines is the latest carrier to launch in-flight Wi-Fi, offering passengers on a specially equipped Boeing 737 a service that uses satellites instead of cellular towers to connect the plane to the Internet.
Bluetooth e Redes Sociais
O uso da conexão Bluetooth chega às redes sociais através de um sistema chamado Cityware, ferramenta disponibilizada pelo site de relacionamento Facebook. O sistema funciona da seguinte forma: o usuário se cadastra no site e registra uma ID que será reconhecida por dispositivos bluetooth em qualquer lugar que ela esteja:
"Users register with the Facebook tool, called Cityware, to track encounters in the real world via Bluetooth."
A proposta é aumentar a proximidade entre os usuários do Facebook no "mundo real":
"The ambition for the Facebook tool is to have mobile phones alert each other when in the proximity of another Facebook user who shares common interests or common friends."
Viagem de ônibus pela Itapemirim, na linha São Paulo/Rio, já conta com Wi-Fi para os passageiros conectarem seus dispositivos móveis. Ainda em fase de teste, o projeto usa a tecnologia 3G que se transforma numa zona Wi-Fi dentro do ônibus.
Caríssimos, vejam no CARNET DE NOTES trechos do texto apresentado em aula e link para o número 21 da revista Receiver sobre o tema "Space is the Place". Textos interessantes para a discussão sobre mídias locativas.
Tun A Interessantíssimo este projeto criado pelos mesmos idelizadores do undersound. Chamna-se TunA e consiste no compartilhamento de arquivos de músicas em mobilidade utilizando a conexão bluetooth:
"BluetunA is an application for Bluetooth-enabled mobile phones that allows you to connect to other BluetunA users in range and share music recommendations. Whenever you're curious about the taste in music that other people nearby have you could just ask or instead try to figure it out using BluetunA. Likewise if you're bored with your music and you want to broaden your horizons you can check out other people’s favourites, on the move."
Para saber mais: http://bluetuna.opendfki.de/joomla/
Mais ações com Bluetooth no Salão de Automóveis
Desta vez no estande da Petrobrás enviando um game (olha aí Adolfo !) para os celulares. Trata-se do Petrobrás Mobile Racing, um jogo de corrida cujo personagem principal é o carro conceito chamado Green Energy.
QR CODE no Salão do Automóvel Parece que o salão do automóvel desse ano foi um prato cheio para aqueles que estão antenados com as novas ferramentas de mobile marketing. Pra todo lado (segundo notícias vindas, principalmente, do site Mobilepedia) via-se ações utilizando bluetooth (muitas pessoas reclamando que não conseguiam receber as peças) e tb de QR CODE como na ação da realizada pela Volkswagem, segundo o trecho da notícia abaixo:
"Até o dia 9 de novembro os visitantes que passarem pelo código e o escanearem serão direcionados para o mobile site m.vw.com.br.
No mobile site, além da busca pela concessionária mais próxima, estão em destaque os carros FOX e Novo Gol. Como “recompensa”, todas as pessoas que lerem o código ganharão uma camiseta com o mesmo QR code."
¶ 10:37 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Quinta-feira, Novembro 06, 2008
Bluetooth Marketing Bi-direcional !
O uso da conexão bluetooth para o envio de peças de campanhas em ambientes como shoppings, feiras, salões, etc. já é bem conhecido daqueles que frenquentam este blog, mas a novidade agora é a possibilidade de enviar mensagens para ter acesso a outros conteúdos. Não chega a ser uma função pós-massiva pois o usuário não produz um conteúdo mas apenas envia códigos de mensagens, mas já demonstra uma possibilidade de comunicação bi-direcional utilizando essa tecnologia. Veja trecho da notícia que vem do site Mobilipedia:
"Uma mecânica muito interessante chamou minha atenção. Além dos conteúdos básicos enviados automaticamente aos aparelhos com bluetooth ligados, o sistema também permitia que os usuários enviassem uma “letra-chave” para o sistema. Essas “letras-chaves” correspondiam a algum conteúdo disponível: um vídeo sobre software-livre, o jingle da promoção Vote Cataratas, e mais dois wallpapers. Para realizar o processo, o usuário deveria criar uma nota ou um contato contendo a letra-chave e enviar esse arquivo para o equipamento."
Pesquisadora do GPC lança o livro "Apropriações tecnológicas"
A EDUFBA, editora da Universidade Federal da Bahia - UFBA, acaba de lançar o livro "Apropriações tecnológicas: emergência de textos, idéias e imagens do Submidialogia#3" organizado Karla Schuch Brunet, professora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Cibercidades - GPC-UFBA.
O livro está dividindo em três partes (parte 1 - Conceitos e inspirações; parte II - Práticas e Experimentações; e Parte III - um email) que reúne uma série de artigos em torno do universo digital e das intervenções artísticas urbanas como "Entre o analógico e o digital: apontamentos sobre suas formas de conhecimento e poder", "Por que não falamos de Propriedade Intelectual?" "Inventar a gratuidade", "Bits, Átomos e Conversas Corridas antes do Sub#3 Acabar... ", "Metasubcibertrans", entre outros. Além da edição impressa, o livro também encontra-se disponível na rede em PDF.
A apresentação do livro define a proposta: "O livro “Apropriações Tecnológicas. Emergência de textos, idéias e imagens do Submidialogia#3” surgiu da necessidade de organizar o material produzido durante o encontro Sumidialogia#3 (http://submidialogia.descentro.org), realizado em dezembro de 2007, em Lençóis, BA. Submidialogia, com o slogan “a arte de re:volver o logos do conhecimento pelas práticas e desorientar as práticas pela imersão no sub-conhecimento”, é um encontro com intuito de promover o estudo e discussões sobre teorias e práticas da mídia digital brasileira."
Bluetooth MKT no Salão do Automóvel
Aqueles que estiverem sonhando em levar os carros no salão do automóvel para casa podem se contentar com alguns vídeos deles. Uma ação de Bluetooth MKT está enviando vídeos e outros produtos para os celulares dos visitantes Veja trecho da matéria da folha online:
"Um vídeo apresentando as principais novidades do evento será distribuído aos visitantes que ativarem o sistema de seus aparelhos durante o evento. Para a ação, três zonas Bluetooth foram montadas, na entrada da feira, na praça de alimentação e na área de venda dos ingressos.
Redes 3G: expansão e perigo de colapso Dois estudos publicados nas duas últimas semanas sobre as redes de tecnologia de terceira geração 3G. Ambos destacam o crescimento da rede, mas também os riscos de colapso pelo rapida expansão. A Associação GSM, que congrega mais de 750 operadoras de celular em 218 países, prevê que a Rede 3G vai ultrapassar web convencional na América Latina em 3 anos.
Agora um estudo da Nokia divulga que o tráfego de dados nas redes móveis 3G e 4G deve aumentar 50 vezes entre 2008 e 2013 no Brasil. Isto significará o colapso das redes que chegará ao seu limite em 2011, segundo o estudo. "A previsão é que em cinco anos a quantidade de usuários de redes de terceira geração atinja 100 milhões de pessoas, com as receitas anuais das operadoras de serviços do setor chegando a R$ 36 bilhões. Em 2008, segundo o levantamento, 3,5 milhões de pessoas devem utilizar as redes 3G. Atualmente, apenas 5 MHz --de um total de 115 MHz-- do espectro disponível para as redes de terceira geração estão sendo utilizadas. Para cobrir a demanda projetada pelo estudo para 2013, seria necessário que o espectro para rede de tráfego móvel atingisse pouco mais de 250 MHz."
Bluetooth para Deficientes Visuais
O uso da tecnologia Bluetooth pode ser aplicado para inúmeras práticas na comunicação. Muito além do uso como ferramenta no Mobile MKT, o Bluetooth agora auxilia deficientes visuais em seu deslocamento pela cidade. Através de informações em áudio sobre pontos de ônibus, bares, restaurantes e a vizinhança, o deficiente consegue se deslocar com mais segurança e conforto. Leia um trecho da matéria:
"When blind people with mobile devices approach the beacons, they wirelessly receive information about the points of interest so that they know what they're passing in an unfamiliar neighborhood. Talking Points could also send information to sighted people, such as by telling them about special sales at a store as they walk by it."
¶ 6:58 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Sexta-feira, Setembro 19, 2008
Street View do Google Maps em celulares
O Google lançou hoje O Google Maps para dispositivos móveis com a possibilidade agora do uso da ferramenta Street View, que permite visualização fotográfica em 360 graus das ruas localizadas no mapa. Veja vídeo de publicização e leia trecho abaixo sobre o lançamento.
"Today we’re launching a new version of Google Maps for mobile with the same street-level imagery available on desktop. Wondering if the restaurant in your search results is the one you’re thinking of? Just click “Street View” after your search to see the storefront. Unsure about a complicated intersection in your directions? Use Street View to see a photo, so there’s no mistaking your turn. You can also launch Street View from any address where we have photography, or simply by clicking on the map and selecting “Street View”. You can browse Street View overlaid on the map or in full screen, rotate your view to see more of your surroundings, and move along the street."
Estudo revela que modems 3G terão crescimento "fenomenal"
O Relatório da ABI Research denominado "Cellular Modems and Mobile Broadband Connectivity" mostra crescimento em 300% entre 2006 e 2007 da venda de modems 3G e que os $ 3 bilhões de doláres de venda dos dispositivos em 2007 alcançará $ 22 bilhões em 2013. Este crescimento se deve aos profissionais móveis que usam laptops e necessitam de de conexões banda larga de alta velocidade. "The growth in cellular modems will be primarily driven by business customers, as an average 3G data plan costs about $60 a month. Additionally, cellular modems face competition from cell phones with 3G connections that can be tethered to a laptop."
Os minicomputadores ganham espaço como laptops para substituir os notebooks tradicionais em viagens, trabalho e salas de aula devido ao preço, em média R$ 1.000, peso de aproximadamente 1 quilo, telas de 7, 8, 9 ou 10 polegadas que os tornam intermediários entre smartphones e notebooks. Sem drives para CD/DVD e com HD entre 2 a 120 GB os minilaptops como Mobo da Positivo e EEE PC da Asus dependem consideravelmente das redes sem fio para executar algumas atividades mais sofisticadas. Isto é o que indica a matéria do Estadão "Sem Wi-Fi, mincomputadores não são tão mágicos". Entretanto, estes portáteis são apontados com potencial de crescimento por suas características de cada vez menores e mais potentes. Leia trechos da matéria:
"A idéia do nicho dos "netbooks" que vem se desenvolvendo no mercado é que os consumidores em trânsito utilizam seus computadores principalmente para email, escrever documentos e planilhas e navegar pela Web. E, quando estão online, eles têm acesso a arquivos importantes, podem conversar com amigos, usar sites de redes sociais como o Facebook ou serviços de música como o Pandora. Isso é excelente - se você contar com uma conexão de banda larga acessível, como uma rede de WiFi caseira, um campus universitário dotado de WiFi ou uma área coberta por rede sem fio WiMax, uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade que pode cobrir cidades inteiras.
Mas o quadro muda de figura quando as máquinas estão longe da Internet sem fio. "Estou convencido de que essa categoria de produtos vai se expandir muito quando o WiMax estiver desenvolvido", disse Rob Enderle, principal analista do Enderle Group. "Elas dependem de uma conexão permanente. Como aparelhos sem conexão, excetuado o email e o processamento de textos, eles não são muito interessantes."
"São produtos mais voltados ao futuro do que ao presente", acrescentou. Ao excluir recursos de edição de vídeo, capacidade de executar DVDs ou jogos de computador de alta potência, os usuários desses aparelhos deixam de precisar de chips de alta velocidade ou de imensa capacidade de memória em disco rígido, e evitam os custos adicionais que isso envolve. "Esta categoria pode potencialmente se tornar maior que a de laptops de hoje em dia", disse Enderle. "Se você acredita no modelo de computação em nuvem no futuro, este é o tipo de produto que leva a esse futuro."
A expressão computação em nuvem refere-se a serviços hospedados remotamente em redes em vez de disponíveis localmente nos computadores dos usuários. Como estão hospedados em servidores remotos esses serviços podem ser acessados na "nuvem" da Web.
Chgega ao final ARG dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008
No último mês de agosto, foi encerrado o Alternate Reality Game (ARG) relacionado aos Jogos Olímpicos de Pequim – 2008. The Lost Ring, este é o nome do game, foi disputado desde o mês fevereiro deste ano e o desafio mobilizou jogadores de todos os continentes. O desafio dos chamados ARGs parte de um determinado domínio na internet e vai se desenrolando até chegar nas ruas das cidades, transformando o espaço urbano em um ambiente de competição.
Em The Lost Ring, duas cidades brasileiras – São Paulo e Salvador – foram escolhidas como palco para estas ações ao vivo entre jogadores, chamadas de “lives”. Fui convidado para acompanhar os dois momentos do jogo que aconteceram na capital baiana.
O primeiro aconteceu dia 20/07/2008 nas ruas do bairro da Pituba. Munidos de um trakstick, aparelho que transmitia nossa localização, deciframos o mapa que continha um labirinto formado pela intersecção das ruas locais. Depois de 4 horas, contado com a ajuda de jogadores de outras cidades conectados por celulares, conseguimos superar os obstáculos e fazer o labirinto.
O segundo live soteropolitano foi disputado no último dia 22/08, no Jardim dos Namorados, também na Pituba. Desta vez, a organização do ARG - chamada popularmente de base - enviou um modelo gráfico em espiral que deveria ser desenhado no chão do local. Em seguida, era necessário apontar um jogador do grupo para percorrer à pé e de olhos vendados o espaço figura no menor tempo possível.
A experiência em The Lost Ring foi de extrema relevância pois trata-se do primeiro ARG intercontinental que envolveu países América do Sul, como o Brasil - podemos encontrar na internet registros de lives disputados em cidades da Argentina, Uruguai, Peru e Bolivia. Na condição de ARGueiro confesso, posso dizer que foi muito proveitoso e divertido jogar The Lost Ring. Na classificação final do ARG, que envolve cidades do mundo todo, Salvador ficou em 5 lugar. Neste vídeo, recebemos os parabéns da "base" pela façanha.
Japão: o único país com banda larga pronta para as futuras aplicações da WEB
Pesquisa conduzida pelas Universidades de Oxford e de Oviedo aponta os países mais prepados em termos de banda larga para suportar as futuras aplicações web. O estudo parte do pressuposto de que a nova geração de aplicações da web exigirão mais capacidade de processamento como a alta qualidade para a transmissão de "video streaming" que se expande com as aplicações do tipo Qik, Ustream, Justin.tv, Kyte.tv, Cover It Live, Mogulus Live Broadcast, Flixwagon que podem realizar transmissões ao vivo de celulares via streaming através de tecnologia 3G. Entre os países analisados estão os da Europa, America do Norte, Brasil, Russia, China e os pertencentes a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foi elaborado uma lista com os países "top" na qualidade da banda larga. Entre os dez "top" aparece em primeiro lugar o Japão com a ressalva de que seria atualmente o único país pronto para as aplicações futuras. Leia a matéria completa da BBC de hoje e conheça os dez países da lista.
Celular nos vôos da TAM
A TAM é a primeira empresa de aviação brasileira a sinalizar o uso de celular durante os vôos. Leia notícia da InfoExame:
"A TAM informou que, a partir do segundo semestre de 2009, oferecerá um sistema de telefonia por celular a bordo nos vôos para a América do Sul. Segundo a empresa, o início das operações depende da aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Além disso, será necessário adaptar a legislação que autoriza o uso de celular somente enquanto as aeronaves estão em solo de portas abertas. O primeiro passo para a liberação do uso de celulares em aviões foi dado em abril, quando a União Européia anunciou a liberação em espaço aéreo europeu a partir do segundo semestre deste ano. Segundo a TAM, a companhia será a primeira a oferecer o sistema no continente americano. O serviço de telefonia móvel a bordo foi criado pela OnAir --joint venture da Airbus e da Sita, uma organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. A escolha foi feita após dois anos de avaliação. "
¶ 4:52 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Quinta-feira, Setembro 11, 2008
TV digital de alta definição para parabólicas: uma questão políticaA TV Digital está em operação desde 2 de dezembro do ano passado, mas ainda restrita a São Paulo e Rio de Janeiro com estimativa de expansão para outros centros urbanos. Entretanto, aproximadamente 20 milhões de pessoas têm o acesso à tv através de parabólicas. E tecnicamente é possível a transmissão do sinal digital em alta definição para as parabólicas como a Band e a Rede TV já o fazem. As duas grandes redes do país - Globo e SBT - se recusam a realizar o sinal desta forma impedindo o acesso para milhões de pessoas. É uma questão política. TV digital, mas com democratização do acesso ainda em modus operandi analógico. Assista vídeo do programa Olha Digital sobre a questão.
Novos Números sobre Internet Móvel no Brasil
Sob o título "Explosão da Internet Móvel", a revista Channel World de agosto de 2008 divulga novos números sobre o avanço da Internet Móvel no Brasil. Segundo um estudo feito pela IDC, a internet móvel no brasil já ultrapassa padrões de países desenvolvidos. O acesso via dispositivos móveis já chega a 9% do total de 8,1 milhão de usuários de banda larga no Brasil. Em comparação, nos EUA esse número cai para 6%. Um dos motivos que levam a esse aumento vertiginoso é a falta de um serviço de qualidade na internet fixa, ou seja, a Velox e similares que se cuidem !!!!!!
¶ 3:54 PM0 ComentáriosLinks para esta postagem
3G e portabilidade númerica. Operadoras se movimentam para atrair clientes
As operadoras de telefonia celular sempre mantiveram uma relação conflituosa com os usuários, que não são adequadamente atendidos pelas centrais de atendimento e não têm informações suficientes para suas dúvidas nos sites das respectivas empresas. A Claro, a primeira a implantar rede 3G no Brasil, criou um blog para se aproximar dos seus clientes. Claro que por trás está a intenção de atrair novos clientes para o 3G e de outras operadoras através do sistema de portabilidade em vigor. Mas, de qualquer forma, o Blog da Claro traz informações esclarecedoras sobre questões técnicas para os usuários como portabilidade numérica, como melhorar a perfomance da banda 3G, o futuro da telefonia e esta semana um post sobre as frequências em que as redes 3G operam. O post explica o que são frequências na telefonia celular e como funcionam na prática. Isto é importante para o usuário porque nem todos os celulares operam em determinadas frequências 3G, o que torna crucial na escolha do aparelho. Em relação a portabilidade numérica, que se iniciou em 1 de setembro, a Info traz uma notícia destacando que ainda falta informações aos usuários para efetivar a troca de operadora e manter o número do celular. Até agora somente 6,5 mil usuários realizaram a troca de operadora.
JC Online transmite debate ao vivo no Recife através de celular 3G e tecnologia Qik
O Sistema Jornal do Commercio, Recife, foi pioneiro no uso da tecnologia 3G no jornalismo brasileiro com a criação, em novembro do ano passado, do projeto "Notícia Celular" da TV Jornal. Uma nova experiência se iniciou ontem no portal JC Online com a transmissão ao vivo do Debate dos Candidatos a Prefeito do Recife com o uso de um celular Nokia N95 e a tecnologia Qik para transmissão em streaming. Hoje foi transmitida entrevista para o Blog do Jamildo com o secretário de Saúde e vice-governador de Pernambuco, João Lyra, falando sobre a crise no setor. O Sistema Jornal do Commercio passa por um processo de convergência voltado para novas mídias e a adoção de celulares como plataforma de produção na TV, Portal e outros veículos do grupo. Este ano foi criada a diretoria de Novas Mídias para coordenar os processos voltados para a comunicação móvel e adoção de ferramentas jornalísticas.
Diretor do MobileLab/MIT no Brasil Frederico Casalegno está no Brasil para participar de um simpósio sobre Comunicação Móvel na Faculdades Paulus de Tecnologia e Comunicação, veja a programação divulgado no blog LInc: ____________________________________
A FAPCOM, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, está promovendo 3° Simpósio Internacional de Comunicação, realizando uma série de conferências com pesquisadores e profissionais, do Brasil e do exterior, sobre o tema: Comunicação e Mobilidade.
Este já é o segundo Simpósio que a Fapcom realiza em parceria com o LInC.
Segue a chamada do Simpósio, que ocorre entre os dias 25 e 28 de agosto, sempre às 19:30 hs.
Atualmente, já são mais de 3,5 bilhões de aparelhos celulares no mundo. Nos países mais desenvolvidos, nos países emergentes, na África e na Ásia ou nos recantos mais distantes do planeta sempre é possível encontrar uma área de cobertura para celulares. Além disso, os aparelhos estão se tornando cada vez mais inteligentes e acessíveis. Não há mais nenhuma dúvida de que os celulares estão revolucionando a vida das pessoas, a maneira como trabalham, como se divertem, como programam suas atividades, como aprendem e se comunicam. O grande impacto dessa revolução é a questão proposta como tema de discussão neste ano. Como convidado especial, teremos a presença do professor Federico Casalegno, diretor do Mobile Lab no Massachussets Institute of Technology, EUA.
Aumenta o acesso via 3G no Brasil ! Apesar de não identificar se os acessos são feitos por modens 3G ou pelos próprios aparelhos de celular, a Anatel registra uma aumento significativo de acessos utilizando a banda larga ou tecnologia 3G. Segue um trecho da matéria publicada no convergência digital:
"Pela primeira vez desde que a Anatel define o ranking mensal do setor móvel, os números referentes à Terceira Geração foram oficializados no ranking de julho. Mesmo sem destaque, a Agência apura que o Brasil possui 775.938 acessos em WCDMA e 539.184 acessos no CDMA 2000. O órgão regulador, no entanto, ainda não distingue nesses números o que é modem USB para acesso à banda larga ou aquisição de celular 3G."
¶ 7:55 AM0 ComentáriosLinks para esta postagem
Quarta-feira, Agosto 20, 2008
Curso discute Web 2.0 e Mobilidade
Acontece até amanhã, das 15 às 18h, no auditório da FACOM/UFBA, o curso "Tendencias em comunicación móvil y mobile web 2.0: de usos lúdicos a usos empresariales" com o pesquisador Hugo Pardo, professor de Comunicação Audiovisual (Universidade Autônoma de Barcelona) e professor titular do Departamento de Comunicação Digital da Universidade de Vic (Barcelona). Ele também é coordenador do projeto Campus Móvil e autor do livro Planeta Web 2.0 ((faça o download gratuito), que já foi baixado mais de 100 mil cópias.
A abertura, ontem, foi feita pelos professores Marcos Palacios (GJOL) e José Carlos Ribeiro (GPC). No primeiro dia, o pesquisador Hugo Pardo apresentou um panorama conceitual e de aplicações da Web 2.0 partindo dos sete princípios norteadores do termo Web 2.0 estabelecidos por O´Reilly em 2004 no artigo "What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software" na tentativa de estabelecer uma transição da Web 1.0 para Web 2.0 como fenômeno tecno-social. Entre as aplicações destacas como representantes deste universo 2.0 estão Wikipedia, YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, OhMyNews.
Hoje será abordado no curso a temática "Mobile Web 2.0". Pardo irá apresentar aplicações e discutirá a questão da mobilidade no acesso e na produção de conteúdo num cenário de web móvel.
Brasil com papel de destaque na Comunicação Móvel
Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria Aceenture, o Brasil é um terreno fértil para a comunicação móvel. São 950 mil conexões à internet via rede 3G (modens portátéis), representando 10% de todas os tipos de conexão (fixa e móvel). Nos EUA, esse número é de 6%. O Brasil ainda aparece em segundo lugar dentre os países com mais interesse em mobilidade e terceiro lugar no interesse de pagar pelo download. Segue trecho so site IDG Now!:
"Numa comparação com Estados Unidos, México, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha e Itália, pesquisa da Accenture aponta que o Brasil aparece em segundo lugar como o país com maior interesse em mobilidade, com 51%, atrás somente do México, que tem 66%. A Itália está em terceiro lugar, com 4%. Quando a comparação se dá sobre o interesse em pagar para fazer download, os brasileiros ocupam a terceira posição, com porcentual de 46%, contra 75% do México e 50% da Itália."
Ao vivo direto do celular: portabilidade e ubiquidade"Live From Your Phone - Broadcasting video direct your cell". Este é o título da matéria jornalística de Brian Braiker da Newsweek relatando que na semana passada políticos no Congresso americano foram surpreendidos com transmissão ao vivo do local quando já havia sido encerrada a sessão oficial para entrada no recesso de verão. Não havia repórteres com câmeras convencionais, entretanto Mike Pence, de Indiana, filmou em tempo real uma discussão sobre política de energia a partir de um celular Nokia N95 e o aplicativo Qik. A matéria mostra as implicações que os celulares com câmera embutida e os serviços de streaming de vídeo ao vivo como Qik, Kyte.tv e Flixwagon representam para a cena atual com a possibilidade de transmissões como um broadcast de televisão. Para Braiker os celulares seriam verdadeiras estações de televisão em tamanho de "bolso" (pocket-size) ou estúdios portáteis de televisão que se pode carregar para qualquer lugar para filmar e editar com qualidade de DVD (com o Nokia N95).
"Culberson was using a new service by Qik.com, a Silicon Valley startup that lets users stream live video directly from their video-enabled phones onto the Web. Qik isn't the only new program that can turn your mobile phone into a pocket-size television station. Kyte.tv and Flixwagon also recently opened to the public, for free. (And last week Flixwagon even began offering an application for unlocked iPhones.) All three services let you embed a video player on your own site, so you can stream from your homepage. Once your live broadcast is done, the video is stored on their servers, making them easy to replay or even edit. And since the video camera lives on your cell phone, anyone watching your live broadcast can message you as you film—and send in questions, commands or other feedback."