UMA SALA DE AULA NO CIBERESPAO:

REFLEXES E SUGESTES A PARTIR  DE UMA EXPERINCIA

DE ENSINO PELA INTERNET

 

Andr Lemos, Cludio Cardoso, Marcos Palacios[1]

 

"Keep repeating this mantra: This is only a tool, this is only a tool, this is only a tool. It is not the Holy Grail."

(Steve Snow- Communet List)

 

INTRODUCAO

O objetivo deste artigo descrever o processo de montagem de um projeto de Educao Distncia, o Projeto Sala de Aula[2], do Grupo de Pesquisa em Comunicao e Cultura no Ciberespao (Cyberpesquisa) da Faculdade de Comunicao da Universidade Federal da Bahia, apresentando algumas reflexes decorrentes da experincia. Visamos assim esboar alguns parmetros sobre as tecnologias do virtual e sua interface com a educao indicando caminhos que possam servir de subsdio para aqueles envolvidos com esse tipo de experimentao pedaggica.

Apesar da j abundante literatura sobre Ensino Distncia pela Internet[3], a grande maioria dos relatos de experincias refere-se a projetos realizados fora do Brasil, disponveis em lngua inglesa e, em grande medida, concentrados sobre estudos de casos relacionados com a escola de nvel mdio norte-americana (K-12)[4]. No caso do Projeto Sala de Aula, trata-se de um experimento no curricular, de extenso universitria e portanto voltado para um pblico adulto[5].

 

TECNOLOGIAS DO VIRTUAL, HIPERTEXTOS E EDUCAO

As experincias educativas so, por definio, compostas por infinitas combinaes de processos de virtualizao e atualizao, tomando esses termos de acordo com o exposto por Pierre Lvy[6]. Virtualizaes e atualizaes fazem parte da composio daquilo que chamamos de realidade, sendo assim uma falcia pensarmos o virtual como oposto ao real. Cabe explicar rapidamente esse conceito para aplicarmos ao processo pedaggico e a sua incorporao ao Projeto Sala de Aula.

Podemos ver o real como o conjunto de processos de virtualizao e atualizao sucessivos, sendo os primeiros dispositivos de questionamento de um determinado estado de coisas, e os segundos formas de resolues desses problemas. Assim sendo, quando escrevemos este artigo, virtualizamos (pomos em questo) essa temtica: educao e novas tecnologias, atualizando-a quando escolhemos uma abordagem e no outra, quando finalizamos escrevendo este texto. O processo infindvel, j que o leitor vai de novo virtualizar nosso texto ao l-lo, ao question-lo com suas referncias adquiridas e com uma criao de relaes e vnculos prprios. Grosso modo podemos, para o que nos interessa aqui, dizer que todo processo de virtualizao um deslocamento do aqui e agora, prximo da atividade da leitura. Por outro lado, a atualizao uma resposta a essas questes, sendo similar ao processo de escrita. Assim, virtual se ope ao atual, fazendo parte do real.

O processo educativo , independente de novas ou velhas tecnologias, virtualizante por natureza. No bsico de toda e qualquer experincia educacional a virtualizao dos assuntos de uma determinada matria? No objetivo de professores e alunos extrapolar os limites da certeza e ouvir outras vozes? No devemos, enquanto professores, fazer com que nossos alunos problematizem questes e busquem de modo permanente ou temporrio, atualizar essas questes em respostas que comprovem o alcance de uma determinada idia sobre o assunto? 

Para exemplificar, mostraremos rapidamente como conceitos hoje atribudos s novas tecnologias podem ser aplicados ao processo educativo clssico, tradicionalmente exercido com livros, quadros negros e giz. Dizemos que as novas tecnologias so interativas, hipertextuais, ou seja, que elas utilizam simulaes, interatividade, no linearidade (ou multi-linearidade), multivocalidade e tempo real. Todas essas caraterstica so possveis sem nenhuma mediao tecnolgica e vivemos isso no nosso sistema educativo atual, com menor ou maior sucesso. Vejamos. A interatividade proporcionada pela relao entre alunos e professores, entre os diversos jogos possveis em prticas pedaggicas e nos trabalhos em grupo. A simulao sempre foi usada em escolas, seja em laboratrios, seja em atividades prticas de outro gnero, onde busca-se construir e experimentar modelos que funcionam como se fossem a coisa real. A multi-linearidade, ou no linearidade pode ser exercitada pelos professores nas mais diversas tarefas que abordem um determinado assunto por caminhos no bvios ou pr-estabelecidos. O tempo real a prpria classe em atividade, onde as coisas acontecem live, ao vivo, entre todos os participantes, alunos e professores.

Nesse sentido, o que as novas tecnologias podem fazer , no exatamente instaurar uma novidade radical, mas forar a utilizao dessas novas dinmicas. Hoje, em nossa salas de aula, os processos virtualizantes ficam dependentes da maior ou menor competncia do professor. Com as tecnologias de comunicao e informao os professores e alunos ficam induzidos a utilizar o potencial hipertextual do meio. Caso contrrio, porque us-lo? Como utilizar a Internet na educao sem exercitar a no linearidade, a interatividade, a simulao e o tempo real? Da sua importncia. As novas tecnologias aplicadas educao podem recolocar professores e alunos em papis de agentes de virtualizao.

Com isso o que pretendemos afirmar que a educao (deveria ser) virtualizante por essncia, no sendo essa caracterstica uma prerrogativa das novas tecnologias. Educar significa propor questes, problematiz-las e resolv-las, mesmo que temporariamente. Esse processo pedaggico existe desde a maiutica socrtica, passando pela Academia de Plato e o Liceu de Aristteles, chegando hoje as nossas Universidades. Ou, ao menos, assim deveria ter sido. A crise do sistema educacional no pode ser solucionada apenas pela incluso de novas tecnologias da informao, mas por uma reconduo do processo de ensino/aprendizagem (virtualizao/atualizao). Talvez a crise venha da nfase dada s atualizaes e no aos processos virtualizantes: hoje, a lgica do passar de ano e no vestibular obriga os alunos a saberem respostas prontas ao invs de questionarem e formularem novas questes. Com as novas tecnologias talvez possamos passar de uma educao atualizante para uma outra virtualizante. No entanto, erroneamente, as tecnologias vm sendo adotadas como panacia para a questo da comunicao e da educao, como uma simples interveno instrumental. Insistimos, consequentemente, no erro de pensar que solues tcnicas possam resolver problemas que  so eminentemente poltico-culturais.

Outro sentido pode ser dado ao virtual quando utilizado para fazer referncia quilo que online ou fruto da telemtica. o sentido que entendemos quando falamos de espao virtual, comunidade virtual, escola virtual, para ficar nessas trs expresses. O virtual aqui empregado com uma espcie de substituto das aspas que poderamos utilizar em expresses para induzir suas compreenses a partir de outros significados. Dessa forma, a questo do virtual aplicada informtica, tem a vantagem de problematizar  instncias clssicas j constitudas. Quando falamos espao, comunidade ou escola virtuais, estamos falando de escola, comunidade, espao, todos entre aspas, que no podem ser compreendidos em seus sentidos clssicos[7]. De fato, uma escola, um espao ou uma comunidades virtuais so escolas, comunidades, espaos reais mas que no so mais compreensveis em seu sentido usual. Uma comunidade virtual uma comunidade real, mas no como os socilogos compreenderam as comunidades no sculo XIX. Quando falamos em espao virtual, nos referimos a um espao que real mas que no corresponde ao espao geomtrico euclidiano. E por fim, quando falamos de escola virtual, estamos nos referindo efetivamente escolas, mas quelas que no correspondem mais s escolas tradicionais. Agora escola, comunidade, espao, jornais, livros, etc., adquirem novos significados, impactando toda a cultura contempornea, mesmo que ainda em um estgio minoritrio e inicial.

O ciberespao, enquanto hipertexto planetrio, de fato ainda um fenmeno minoritrio mas, no entanto,  hegemnico, como afirma Lvy. Assim o foi com a escrita que fundou a civilizao ocidental e que surgiu como instrumento de exerccio do poder de minorias (cleros, nobres). O mesmo acontece hoje com o ciberespao. Ele institui um conjunto de textos vivos interligados, possibilitando uma comunicao todos-todos, de forma ativa (interativa) com informaes digitais e com pessoas, estimulando processos de simulao, uma no linearidade em tempo real. Ele hegemnico mesmo que ainda minoritrio. Essa situao fora que escolas, professores e alunos comecem a pensar em como tirar proveito dessa nova configurao socio-tcnica. Assim, com olhar crtico e atencioso, o ciberespao deve ser utilizado, por seu potencial virtualizante, no processo educacional. Devemos implantar ferramentas virtualizantes em espaos de virtualizao, como so as escolas.

As ferramentas disponveis no ciberespao (e-mail, www, chats, muds, simulaes) estimulam de certa maneira um comportamento hipertextual, seja da parte dos professores, seja da parte dos alunos. Esse comportamento corresponde passagem da forma um-todos de transmisso de informaes (emissor-massa/ professor-alunos) para um sistema pedaggico de tipo todos-todos (emissor receptor e vice-versa; professor orientador/problematizador e o aluno mais autnomo). Vejamos ento como essas ferramentas atuam no ambiente educacional, antes de relatarmos nossa prpria experincia no Projeto Sala de Aula.

A utilizao de web-sites nos permite explorar atravs de links (ou lexias) recursos diversos em localidades tambm diversas, em tempo real e de forma interativa (interatividade digital[8]). Com essa ferramenta, o processo educativo pode usar e abusar da multivocalidade, da escolha de percursos autnomos, da visualizao de processos com simulaes, de recursos audiovisuais. A Web permite assim a experimentao de obras abertas, fundamental para processos de virtualizao e atualizaes nos processos educativos. J os chats permitem o intercmbio em tempo real e sob a forma de dilogos entre alunos, e entre alunos e professores, instituindo debates abertos, conferncias ou simples bate-papos. Formas de conferncias podem ser utilizadas como entrevistas ou para estimular os debates e a participao. As lista de discusso so instrumentos que servem como um verdadeiro coletivo inteligente, onde os assuntos, agrupados de forma temtica, so tratados por especialistas das mais diversas reas, discutindo, comentando ou informando. Formam-se assim fruns permanentes, proporcionando trocas mais profundas do que as obtidas nos chats, por exemplo. Cria-se uma comunidade informativa extremamente importante no processo pedaggico. O e-mail, forma mais utilizada da Internet, permite um contato individualizado, como as cartas epistolares, entre colegas e/ou com o professor, servindo como instrumento gil para dirimir dvidas pontuais ou efetuar consultas especficas. Vamos ver agora como esse ambiente hipertextual se caracteriza e como obter desse novo espao eletrnico todo o seu potencial pedaggico.

 

CONTEXTUALIZANDO O AMBIENTE ELETRNICO HIPERTEXTUAL

Afim de compreendermos melhor o ambiente dos cursos distncia, torna-se necessria a discusso do conceito de hipertexto e sua aplicabilidade em experincias educacionais com tecnologias telemticas. Conhecendo as possibilidades e limites desse ambiente hipertextual, que a Internet, poderemos desenvolver cursos que utilizem todo seu potencial.

interessante apontar que a idia de criar "textos de textos" nasceu da dificuldade em lidar com muitas informaes. Nesse sentido, o pioneiro e ancestral dos hipertextos, o MEMEX (Memory Extender), foi inventado por Vannevar Bush, conselheiro do presidente Roosevelt, no texto As We May Think de 1945[9], para resolver esse problema. O MEMEX, que nunca existiu na realidade, seria uma espcie de arquivo ou biblioteca pessoal, um dispositivo para estocar e procurar informaes, baseado em microfilmes e em informaes indexadas. A necessidade de indexar informaes de forma descentralizada e rapidamente acessvel est na base do surgimento dos hipertextos contemporneos.

O nome hipertexto atribudo a Ted Nelson em 1965, quando este lana o Projeto Xanadu[10]. O hipertexto pensado por Nelson como um media literrio onde, a partir de textos colados a textos, poderamos abrir janela e janelas de janelas dando sobre mais e mais informaes (textuais, sonoras e visuais). A idia bsica de Xanadu criar uma biblioteca com toda a literatura mundial. Hoje o WWW um hipertexto planetrio, onde o internauta pode navegar de informao em informao, de site em site, em tempo real, atravs de interfaces grficas que so os browsers. O ciberespao assim um imenso hipertexto planetrio, um espao rizomtico[11] .

A forma do texto eletrnico como hiperfico ou hipertextos caracteriza-se pela criao de um espao de informao (o site) onde o leitor/navegador escolhe seu percurso atravs dos links. O relao entre o escritor e o leitor como tambm entre o leitor e a leitura passam assim por questionamentos; assim como aquelas entre o aluno e o professor. O professor parece que cada vez mais deva dirigir seus esforos para atuar com orientador. Esse "nomadismo" de papis (leitor-autor, professor-aluno, etc.) tratado de diversas maneiras pelas teorias ps-estruturalistas. nesse sentido que Landow[12] vai mostrar como os hipertextos podem atuar como laboratrio para a experimentao dessas teorias (Barthes, Derrida, Foucault...).

No hipertexto digital on-line ou off-line, como o WWW ou o CD-Rom, respectivamente, podemos navegar sem que, aquele que os tenha concebido tenha o poder de determinar a centralidade do nosso percurso (guardando claro, os limites de opes dadas por ele ao programa utilizado). Dessa forma, deve-se valorizar leituras descentralizada, aproveitando as possibilidades abertas pelas indexaes propostas atravs de links. A navegao interativa deve ser bem utilizada em curso online j que essa ao no mais uma verdadeira leitura, no sentido clssico, mas um estado de ateno-navegao-interao ou screening, como prope Rosello[13]. O percurso agora multi-linear, indeterminado a priori, dependente da ao do usurio-ator-navegador, do screener. A interatividade digital assim mais prxima das colagens e cut-ups dos dadastas, que da narrativa romanesca clssica. No hipertexto planetrio que o ciberespao, everyone is an author, which means that no one is an author: the distinction upon which it rest, the author distinct from the reader disappears[14]

 

 

CONCEITOS PARA APLICAO EM AMBIENTES HIPERTEXTUAIS

Pensar qualquer atividade pedaggica no ciberespao demanda pela compreenso desse novo ambiente. Esse ambiente pode ser compreendido por alguns conceitos chaves que esboamos aqui a partir dos trabalhos de G. Landow[15]. Os principais conceitos que nos permitem avaliar a funcionalidade de um site so: interatividade, navegabilidade, intra-textualidade, inter-textualidade, multivocalidade, sem falar logicamente da parte esttica. Como estamos analisando aqui a experincia do "Sala de Aula", gostaramos de expor como esses conceitos podem ajudar a criar um experincia online que utilize todo o potencial do meio. Procuramos seguir, para montar o curso, esses conceitos chaves.

Interatividade , talvez, a palavra chave dos hipertextos. Embora tenha uma conotao ampla, interatividade pode ser definida como uma forma de dilogo entre o usurio e o ambiente informacional, permitida por um espao de negociao chamado de interface. A Interatividade a forma de ao em hipertextos, devendo ser valorizada a todo momento na montagem de experincias como o Projeto Sala de Aula. Entendemos Interatividade aqui, no somente como a possibilidade de "interao" entre alunos e professores, mas como a forma de caminhar pelas informaes disponveis. Devemos ento potencializar formas interativas de busca de informao e de discusso de tarefas propostas, como foi o caso do "Introduo Cibercultura", primeiro curso do Projeto.

Por navegabilidade compreendemos a maneira pela qual o usurio interage com as informaes, referindo-se particularmente forma de estruturao do site, seu design e sua arquitetura informacional. Uma boa navegabilidade deve permitir um percurso fcil, prtico e fluido atravs das informaes disponveis. Nesse sentido, para construir uma experincia de cursos on-line temos que levar em conta uma economia de links e permitir que o aluno no se perca pelas informaes indexadas. O site deve ser facilmente visualizado para que o aluno no se sinta desestimulado a prosseguir, seja pelo excesso de links e de percursos tortuosos, seja pela falta de possibilidade de intervenes abertas. A navegabilidade seria assim o "conforto" da nossa "Sala de Aula".

Um dos aspectos fundamentais dos hipertextos situa-se na vinculao de documentos de forma a ampliar o leque de informaes e trazer instantaneamente uma complexificao do assunto abordado. Isso vital para toda e qualquer atividade pedaggica. Essa possibilidade chamamos aqui de intra-textualidade e de inter-textualidade. Muito bem abordada por Landow, a intra-textualidade refere-se a lexias internas ao site, a informaes ampliadas e anexadas situando-se dentro da prpria estrutura dos sites. Nesse sentido utilizamos a intra-textualidade quando propnhamos em algumas semanas consultar textos de leitura que se situavam no prprio site do Sala de Aula. Por sua vez a inter-textualidade pode ser compreendida como a indexao informaes externas ao site. Assim, ao explicarmos o que um hipertexto e sua histria podemos "linkar" essa informao ao site (externo) Xanadu, do pioneiro Ted Nelson, ou mesmo sua pgina pessoal. Nesse sentido os links externos e internos permitem dar voz prpria a uma nova informao (multivocalidade), colocando-a em p de igualdade com a informao textual que a vinculou.

A utilizao de links internos e externos fundamental para a utilizao de todo o potencial desse ambiente hipertextual. A intra-textualidade e a inter-textualidade so formas de ampliao do universo informacional, possibilitando, fora da hierarquia do "p de pgina", uma multivocalidade. Essa multivocalidade (forma de vincular discursos diversos e contraditrios) deve ser explorada em experincias de educao online visto que ela a forma de passar ao aluno verses complexas sobre um assunto, deixando ao mesmo a possibilidade de efetuar suas prprias snteses. Nossa experincia, mesmo que sob o rtulo de um projeto piloto, procurou utilizar todos os recursos da hipermdia, a partir desses conceitos chaves.

 

O PROJETO SALA DE AULA.

O Projeto Sala de Aula foi criado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicao e Cultura no Ciberespao (Cyberpesquisa) da Faculdade de Comunicao (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelos professores Andr Lemos, Cludio Cardoso e Marcos Palacios[16] como um espao de experimentao para tcnicas de ensino distncia utilizando a Internet como ambiente comunicacional.

O primeiro curso oferecido pelo Sala de Aula teve como tema Introduo Cibercultura e foi conjuntamente elaborado pelos trs professores envolvidos no projeto, no perodo de junho a setembro de 1997, tendo sido realizado entre outubro e dezembro desse mesmo ano. Disponvel na rede como um Curso de Extenso oficialmente certificado pela UFBA, Introduo Cibercultura[17] contou com 62 inscritos, sendo que desse total, 21 inscreveram-se formalmente e pagaram as taxas que dariam direito ao Certificado posteriormente expedido pela Pr-Reitoria de Extenso da Universidade. Os demais inscreveram-se como participantes livres, sem direito certificao formal.

 

MONTANDO E DISPONIBILIZANDO

A idia de disponibilizar um Curso de Extenso pela Internet surgiu das discusses no Grupo Cyberpesquisa. Os trs docentes que se propuseram a montar o curso piloto tinham experincia prvia apenas em termos de utilizao da Internet como ferramenta de apoio em cursos presenciais, tanto a nvel de graduao quanto ps-graduao. O trabalho de montagem do curso iniciou-se com a escolha de uma temtica especfica, e a tomada de deciso sobre sua durao. Optamos pelo tema Introduo Cibercultura por nos parecer suficientemente abrangente e apropriado para uma experincia piloto na Internet, oferecendo uma srie de conceitos fundamentais aos alunos e participantes livres. Fixamos em oito semanas a durao total do curso e, aps alguma discusso sobre as linhas mestras a serem seguidas e as temticas de cada semana, dividimos os mdulos (semanas) entre os trs docentes, cabendo trs a dois deles e duas ao terceiro.

A primeira discusso que enfrentamos foi sobre que recursos incorporar ao curso. Partimos da realidade do provedor Internet da FACOM/UFBA, onde o curso ficaria alojado. Inicialmente pensvamos em utilizar uma Lista de Discusso e um software de Chat (IRC) para interaes em tempo real. Aps algumas experincias com softwares de Chats[18], em especial o WebBoard (http://webBoard.ora.com) e o CommunitWare (http;//www.communityware.com)[19], decidimos que, em funo dos tempos mdios de acesso, que se mostraram bastante longos, a utilizao dos Chats no seria prtica e acabamos por optar pela utilizao de apenas uma Lista de Discusso, implantada no prprio provedor central da UFBA. Foi criada a Lista de Discusso "sala01", de uso exclusivo dos participantes do Projeto Sala de Aula[20].

Durante os meses de julho e agosto de 1997 trabalhamos na construo dos mdulos, usando como softwares de autoria o Frontpage e o Netscape Composer. Em reunies semanais, aprecivamos o que cada um estava construindo, trocvamos idias e sugestes. Optamos por no padronizar as pginas dos mdulos, deixando a cargo de cada docente elaborar seus prprios sub-sites, por considerarmos que a padronizao, neste caso,  poderia ser sinnimo de monotonia, especialmente em se considerando que o curso teria uma durao relativamente longa. Alm disso, tratando-se de um projeto piloto, a utilizao de pginas diferenciadas forneceria uma oportunidade para comparaes e avaliaes posteriores de maior ou menor eficcia dos diferentes designs usados.

A Pgina de Abertura e o Programa de Curso foram construdos coletivamente. Discutimos e experimentamos com diversos desenhos e logomarcas[21]. Optamos por um design leve, que propiciasse rpido carregamento. Apenas a Barra de Navegao foi padronizada para todas as pginas do curso. Em setembro os diversos mdulos (semanais) estavam prontos e o curso apresentava a seguinte estrutura:

      Primeira e segunda semanas: Sociedade Digital e Cibercultura (Prof. Andr Lemos);

      Terceira, quarta e quinta semanas: Ciberespao e Comunidades Virtuais (Prof. Marcos Palcios);

      Sexta e stima semanas: A Internet no Brasil e no Mundo (Prof. Cludio Cardoso);

      Oitava semana: Censura e Privacidade no Ciberespao (Prof. Andr Lemos).

 

UTILIZANDO A REDE

Umas das principais preocupaes do grupo de professores que elaborou esta primeira experincia concentrou-se na tentativa de utilizao da Internet da forma mais adequada quanto possvel s suas capacidades, em vez de simplesmente reproduzir uma sala de aula convencional na rede. Este foi, inclusive, o motivo para a escolha do nome do programa de cursos online da FACOM. O nome do programa serve de aluso ao fato de que os exerccios de pesquisa, debates, consultas ao corpo discente e avaliaes fossem orientados pela prpria natureza do meio.

Deste modo, a elaborao dos oito mdulos foi efetuada a partir da compreenso de que tratava-se de um curso online que deveria utilizar as vantagens, facilidades e limitaes do prprio meio. Assim, a orientao para a busca de fontes de estudo propositadamente concentrou-se na Web, o debate sempre feito atravs da Lista de Discusso e as consultas aos professores e colegas, atravs do e-mail. A inteno foi sempre valorizar o aprendizado, concernente no apenas ao contedo dos mdulos, mas tambm prpria Internet como ferramenta de pesquisa e estudo, ou seja, a inteno foi a de promover a imerso e a autonomia na busca das informaes e nas elaboraes das snteses pelos alunos.

A propsito desta orientao, vale a pena ressaltar que a Internet ocupa um papel extremamente relevante como fonte de pesquisa para as universidades de todo o mundo e particularmente suprindo deficincias daquelas que no possuem uma boa estrutura de bibliotecas e outros acervos de pesquisa. Os cursos distncia oferecidos atravs da Internet em nosso pas podem desempenhar o duplo papel de viabilizar ofertas que no seriam possveis em localidades longnquas, seja pelas dificuldades de deslocamento de professores e alunos, seja pelas deficincias de instalaes das universidades, seja pela drstica reduo de custos.

Mas, alm disso preciso ressaltar uma funo estratgica da Internet para o ensino brasileiro pelo fato dela hoje oferecer um imenso acervo bibliogrfico, tornando-se praticamente um complemento indispensvel s atuas condies das instituies de ensino nacionais. Os cursos online desempenham ao mesmo tempo uma importante funo didtica para o uso da Internet, habilitando os alunos a utiliz-la como importante aliada nos estudos e pesquisas.

O programa do curso Introduo Cibercultura procurou valorizar a navegao por sites de referncia nos diversos temas explorados nos mdulos e incentivou o debate atravs da Lista de Discusso, que registrou a impressionante marca de 342 mensagens enviadas durante as oito semanas do curso, aqui contabilizadas as indagaes dos alunos, consideraes dos professores e a discusso entre todos. A cada mdulo os alunos foram solicitados a realizarem tarefas especficas efetuando visitas a Web Sites atravs de links disponibilizados nas prprias pginas dos mdulos. Aps isto, era sempre solicitada alguma participao na Lista de Discusso, como cumprimento das respectivas tarefas, enviando para ela e consequentemente para todos nela inscritos, colegas e professores - seus comentrios crticos.

Esta orientao para o debate sobrecarregou um pouco os professores dos mdulos que obrigatoriamente desempenhavam a funo de moderadores da lista. Aps trs semanas de iniciado o curso, o grupo de professores percebeu a sobrecarga do responsvel pelo mdulo e os outros dois professores foram solicitados a participar de modo mais ativo na tarefa de pontuar e orientar as discusses, o que aliviou a sobrecarga sobre cada um dos responsveis pelos mdulos da em diante.

A esta poca j tnhamos contato com vrios programas bem mais adequados formao de debates via rede, sobretudo aqueles voltados para aplicaes Web[22], mas, como foi dito acima, as instalaes do servidor de comunicao da FACOM no ofereciam poca condies favorveis para a implementao de um destes softwares, o que na ocasio acabaria consumindo esforos de adaptao e tempo (quase inexistentes!) para testes e validao. Optou-se pela soluo mais simples e segura j disponvel das Listas de Discusso, o que, na prtica, teve um resultado bastante satisfatrio. Durante as semanas do curso vrios alunos solicitaram acesso s mensagens enviadas anteriormente e tambm a lista dos inscritos no curso. Os softwares especialistas criam automaticamente estas facilidades para os usurios, mas as Listas tambm oferecem estes servios. Os professores dos mdulos forneceram os comandos e orientaram os solicitantes a executarem eles prprios seus pedidos para a Lista de Discusso.

 

CO-CRIANDO UM MTODO PEDAGGICO

Talvez o aspecto mais relevante de toda a nossa experincia com o projeto deve-se ao fato de que, ao acreditarmos na capacidade do meio de estabelecer dilogos e proporcionar alternativas de entrada nos assuntos, acabamos por criar, em conjunto com os alunos, um mtodo de ensino extremamente alinhado prpria orientao da nossa Faculdade.

No Brasil, o ensino do segundo grau tem privilegiado uma orientao na qual o estudante permanentemente levado a acompanhar um programa de leituras e pesquisas, mediante um estmulo constante das escolas. Em maior ou menor grau este estmulo possui caractersticas coercitivas. Contudo, este no o aspecto crucial da questo que gostaramos de abordar aqui, e sim o fato de que o interesse pela busca de conhecimento nestas condies no parte do prprio aluno, mas de uma entidade externa a ele que lhe demanda o cumprimento de uma tarefa.

No entraremos aqui na questo da validade ou do alcance deste procedimento bastante aplicado no ensino mdio do nosso pas, nem tampouco avaliaremos se este mtodo de fato o mais adequado ao grau de maturidade desta fase da vida dos estudantes. Por outro lado, entendemos o perodo de educao universitria como uma excelente talvez nica - oportunidade para o indivduo passar de uma postura mais passiva em relao busca do saber, para uma atitude de auto-educao permanente, onde a motivao para a busca de conhecimento e produo de saber reside no prprio indivduo, questionador, criativo e capaz de optar por novas abordagens com autonomia. Buscamos assim atingir o mximo de processo de virtualizao.

Alinhado a esta orientao universitria, nosso curso online acabou por estabelecer um ambiente extremamente propicio a esta abordagem, onde alunos e professores, em conjunto, debateram de forma ampla os assuntos dos diversos mdulos, ficando reservado aos professores o papel de orientadores das discusses e dos programas de leitura e pesquisa.

Voltando nosso olhar para a experincia do primeiro curso oferecido pelo Projeto Sala de Aula, conclumos que os recursos foram utilizados para potencializar uma orientao que proporciona ao aluno que ele faa seu prprio caminho em busca do conhecimento, garantindo o papel do professor como responsvel pela orientao voltada a esclarecer e otimizar o percurso dos estudantes, e assegurando o espao necessrio para que o aluno encontre seu estilo de aprendizagem e se sinta responsvel pelo prprio destino. O mtodo pedaggico do projeto resultou do encontro de alunos e professores neste ambiente co-criado.

 

O PROJETO SALA DE AULA HOJE E SUAS PERSPECTIVAS

Aps a consolidao do sucesso da primeira iniciativa, o Grupo Cyberpesquisa decidiu concentrar seus esforos na elaborao de um segundo curso, maior e mais consistente, reunindo numa mesma oferta de extenso universitria, as diversas especialidades dos pesquisadores do grupo.

Assim, foi elaborado um Web Site bem mais estruturado, obedecendo a critrios de navegao e design padronizados, e contando com o apoio do Laboratrio de Multimdia da FACOM (LabMedia)[23] que, na ocasio, j dispunha de pessoal plenamente habilitado construo de Web Pages e Sites contendo pequenas aplicaes Web. Deste modo, o Web Site do Sala de Aula, passou no apenas a oferecer cursos de extenso, mas tambm a controlar o acesso dos alunos atravs de senhas, aceitar matrculas atravs do preenchimento de formulrios Web, comandar mensagens para Listas de Discusso, tambm atravs de formulrios Web, e proporcionar a inscrio e participao em Chats.

Ao final do processo de construo do novo programa - que mantm disponvel um link para a primeira verso oferecida em outubro de 1997 -, tnhamos um verdadeiro Web Site do Projeto Sala de Aula, estruturado, padronizado e estruturado para crescer, aberto que est para incorporar novos mdulos futuros.

O visitante do Web Site encontrar a seguinte estrutura sua disposio: uma Secretaria, onde esto disponveis os programas e calendrios dos cursos oferecidos, assim como as datas e valores das inscries; uma Biblioteca, que disponibiliza em trs diferentes sees - Referncias, Bookmark e Glossrio -, texto, artigos, livros e outras informaes online para cada curso ou mdulo oferecido; uma Cantina, lugar de socializao onde os inscritos podem trocar idias com outros participantes dos cursos e circular notcias de interesse para toda a comunidade do Sala de Aula; e, por fim, as prprias Salas, onde esto disponveis os contedos dos cursos propriamente ditos, onde acontecem as aulas, e onde participantes tm acesso apenas mediante apresentao da senha fornecida pela Secretaria.

Atualmente o Sala de Aula continua oferecendo cursos a nvel de Extenso, j estando em oferta ou programados para este ano: Jornalismo On-line, Hipertexto e Fico Literria, Marketing e Publicidade On-line, Novas Tecnologias e Educao, Arte Eletrnica, Cultura Cyberpunk e Web Design, envolvendo diversos docentes e pesquisadores ligados ao Grupo Cyberpesquisa. Acreditamos que tais cursos, de curta durao e envolvendo uma vasta gama de reas de conhecimento, continuam funcionando como peas laboratoriais importantes para o teste de teorias e prticas pedaggicas no novo ambiente educacional. A tendncia do projeto, no entanto, claramente no sentido do alargamento de seus objetivos e de sua rea de atuao.

No primeiro semestre de 1999, a Universidade Federal da Bahia estabeleceu um Grupo de Trabalho para a elaborao de uma poltica de Educao Distncia e Uso de Recursos da Informtica no Ensino. O Projeto Sala de Aula, em virtude de seu carter pioneiro e da experincia acumulada por seus participantes nos ltimos dois anos, vem sendo apontado como um dos parmetros para o balizamento da poltica a ser traada e como modelo para experimentos futuros da Universidade nessa rea.

O objetivo dos pesquisadores do Grupo Cyberpesquisa ampliar o alcance e a funo social do Projeto Sala de Aula, abrindo-o para usurios potenciais, de dentro e de fora da Universidade, que se interessem pelo oferecimento de cursos em diferentes rea de conhecimento, a partir da plataforma de trabalho j instalada, num sistema de parceria com a FACOM. O primeiro passo nessa direo foi dado atravs da elaborao de um projeto, j em estgio de anlise por agncias de fomento, envolvendo inicialmente a FACOM, o Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia (CPD/UFBA) e a rede baiana para o Desenvolvimento de Tecnologia (RBDT), uma instituio de mbito estadual, responsvel pelo estabelecimento e gerenciamento de uma extensa rede telemtica, com finalidades sociais, disseminada por todo o territrio baiano. Atravs do estabelecimento de parcerias desse tipo, o Projeto Sala de Aula receber os aportes tcnicos e financeiros necessrios para mover-se para um novo patamar, ampliando substancialmente sua abrangncia e seu alcance social, bem como capacitando-se para um pleno uso do potencial tecnolgico em breve disponvel atravs das redes de alta velocidade (Internet 2), j em processo de implantao em Salvador, atravs da REMA (Rede Metropolitana de Alta Velocidade)[24].

Estabelecidos os elos de cooperao que estamos buscando, o Projeto Sala de Aula deixar de ser um programa experimental da FACOM, para tornar-se um Projeto de Educao Distncia de toda a sociedade baiana.



[1] Andr Lemos (alemos@ufba.br) doutor em sociologia pela Sorbonne, Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura Contemporneas da Facom/UFBa; Cludio Cardoso (ccardoso@svn.com.br) Professor Assistente, coordenador do NICOM/Facom e doutorando da Facom/UFBa; Marcos Palacios (palacios@ufba.br) doutor em sociologia pela Universidade de Liverpool, Professor Adjunto e Diretor da Facom/UFBa.

[2] Http://www.facom.ufba.br/saladeaula/

[3] Um eficiente ponto de partida para uma viso geral de vrios aspectos da Educao via Internet no Brasil e no mundo a Biblioteca Virtual de Educao Distncia do CNPq (http://www.prossiga.br/rei.html). Outro site interessante para incio de pesquisa o canadense Tele-Education localizado em http://teleeducation.nb.ca/english.shtml. Uma boa coleo de artigos e recursos com referncia construo de Sites Educacionais est na pgina Web Based Instruction Resources mantida por John H. Curry, da Utah State University (http://english.usu.edu/jcurry/wbi.html). Igualmente importante o Electronic Learning in a Digital World, do The Global Institute for Interactive Multimedia (http://www.edgorg.com/index.htm), que oferece uma srie de links para sites da rea, incluindo bibliografia especializada.

[4] Veja por exemplo VALAUSKAS, Edward  & ERTEL, Monica, The Internet for Teachers and School Library Media Specialists, New York, Neal-Schuman Publishers, 1996.

[5] Os inscritos no curso, apesar de no terem sido fixados pr-requisitos formais de qualquer natureza, eram todos pessoas de nvel superior ou alunos de graduao da UFBA e de outras universidade.

[6] Ver Lvy, Pierre, O que o Virtual., R. J., Ed. 34, 1997.

[7] Para uma discusso dos limites das definies clssicas de Comunidade, ante a emergncia de novas formas de sociabilidade no Ciberespao, ver PALACIOS, Marcos. Cotidiano e Sociabilidade no Ciberespao: apontamentos para uma discusso, in: NETO, Antonio Fausto  e PINTO, Milton Jos. O Indivduo e as Mdias, R.J., Ed. Diadorim, 1996.

[8] Ver Lemos, A , Anjos Interativos e Retribalizao do Mundo. Sobre Interatividade e Interface Digitais., in Tedncias XXI, Lisboa, 1997.

[9] Bush, V., As We May Think, in Atlantic, August, 1945. O artigo hoje considerado um clssico da literatura sobre o Hipertexto e pode ser acessado em http://www.facom.ufba.br/think.

[10] Sob a histria dos hipertextos ver Lauffer, R.; Scavetta, D., Texte, hypertexte, hypermedia. 2nd ed. Paris: Presses universitaires de France, 1995. O Projeto Xanadu, em sua forma atual est em http://www.xanadu.net

[11] Deleuze, G., Guattari, F., Mille Plateaux. Capitalisme et Schizophrnie. Paris, Les Editions de Minuit, 1980.

[12]Landow, G. P., Hypertext. The Convergence of Contemporary Critical Theory and

Technology., The John Hopkins University Press, Baltimore and London, 1992.

[13] Rosello prope que devamos substituir a palavra leitor por screener e seu ato de navegao de screening. Rosello, Mireille., Michel de Certeaus Wandersmnner and Paul Austers Hypertextual Detective., in  Landow, George P., Hyper/Text/Theory., The John Hopkins University Press, Baltimore & London, 1994.

[14] Wooley, B., Virtual Worlds. A Journey in Hype and Hyperreality., Penguin Books,  1992., p. 165.

[15] Landow, G., op.cit.

[16] Cyberpesquisa (http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber). O Projeto Sala de Aula parte das atividades do Grupo de Pesquisa.

[17] O curso continua disponvel no site da FACOM em http://www.facom.ufba.br/saladeaula

[18] Nesse perodo esteve na FACOM, como professor Visitante o Dr. Steven Williams, da University of California, Los Angeles (UCLA), que foi  um grande incentivador do projeto.

[19] Durante o perodo de realizao curso, entrou em operao a verso brasileira do CommunityWare, que est disponvel em http://wwww.communityWare.com.br.

[20] Nesse ponto foi inestimvel a colaborao de Joo Gualberto Rizzo (jgra@ufba.br) e Claudete Alves (claudete@ufba.br), do Centro de Processamento de Dados (CPD-UFBA) pelo interesse e agilidade que demonstraram durante a implantao do projeto e o funcionamento do curso.

[21] Contamos com a colaborao do artista plstico e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Otvio Nascimento Filho (otafilho@maxnet.com.br).

[22] A propsito de aplicaes de debates atravs da Web, sugerimos uma visita ao Site da Universidade de Ulster na Irlanda do Norte, trazido ao nosso conhecimento pelo Prof. Dr. Dan Fleming que efetuou um leitorado de dois meses entre Novembro de 1997 e Janeiro de 1998 na FACOM a convite do Grupo Cyberpesquisa, em http://formations.ulst.ac.uk/. Outro Site dedicado ao ensino a distncia e coordenado pelo Dr. Steven Williams da UCLA, onde a FACOM ocupa uma das reas para debates encontra-se em http://www.glo.org/facom/.

[23] O LabMedia da FACOM (www.facom.ufba.br/labmedia) constitudo por estudantes bolsistas, que recebem treinamento especializado e se dedicam aos vrios projetos executados pelo Laboratrio. A coordenao geral do LabMedia est a cargo do Prof. Jos Mamede (mamede@ufba.br).

[24] Para informaes sobre a REMA e a Internet 2 em geral ver http://www.ufba.br/rema